Topo

ANÁLISE

Rafael Oliveira: Haaland sai muito valorizado desta Liga dos Campeões

Do UOL, em São Paulo

14/04/2021 20h49

O Borussia Dortmund foi para o intervalo da partida contra o Manchester City com um resultado que o classificava, com a vitória parcial por 1 a 0, mas sofreu a virada e foi eliminado da Liga dos Campeões, tendo agora como missão a vaga na competição europeia pelo Campeonato Alemão, no qual é o quinto colocado atualmente. Uma ausência na próxima Champions poderia dificultar a permanência do atacante norueguês Erling Haaland, um dos principais nomes da temporada.

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL Esporte com os jornalistas Julio Gomes, Mauro Cezar Pereira e Rafael Oliveira, o desempenho de Haaland e a situação em relação à permanência no clube alemão enquanto desperta o interesse de gigantes do futebol europeu com o repertório já apresentado com apenas 20 anos são analisados.

Rafael Oliveira afirma que o jogador terminou sua participação na Liga dos Campeões em alta, se mostrando um jogador com capacidade além da já conhecida pela função de bom finalizador, fator que valoriza no mercado e aumenta a importância do clube de Dortmund ter condições financeiras para assegurar sua permanência.

"Haaland fez um confronto muito bom, mostrando uma outra versão dele, que é a versão de um atacante que está tentando e está crescendo para ficar mais completo em outras partes do jogo. Então, sendo um jogador não só aquele que ataca as costas dos zagueiros pela velocidade que tem, para chegar antes e concluir, aquele passe tradicional nas costas da defesa para o Haaland, ele também tem virado um jogador que consegue funcionar como um pivô, consegue sair da área, dar sequência, retornar para ajudar quem vem de trás para prender a bola", diz Oliveira.

"O Haaland sai muito valorizado dessa Champions e na temporada como um todo, o crescimento dele é numa velocidade impressionante e sim, esse fator Champions para a próxima temporada vai ser fundamental até pela capacidade ou não de o Borussia Dortmund tentar bater o pé, porque a cláusula dele cai consideravelmente no próximo ano. Para tirar agora em 2021 é difícil, vai ter que negociar e vai ter que chegar a um valor que o Borussia Dortmund aceite, mas para o ano seguinte o valor cai bastante e se o Borussia Dortmund não disputar a próxima Champions, as receitas caem muito também", completa.

O jornalista analisa as condições atuais de disputa do Campeonato Alemão por uma vaga na próxima Liga dos Campeões e afirma que no caso de não garantir sua classificação, ficará difícil o Borussia Dortmund não ter perdas importantes no elenco, como a do norueguês.

"Se não se classificar, é muito provável que a gente veja algum nome grande no mercado e quando eu falo a nome grande, eu me refiro principalmente a Haaland e a Jadon Sancho", conclui.