Topo

Atlético-MG

Libertadores: Atlético-MG reeditará duelos e fará jogo histórico no Grupo H

Jogadores do Atlético-MG erguem a taça e celebram a conquista da LIbertadores no ano de 2013 - Marcus Desimoni/UOL
Jogadores do Atlético-MG erguem a taça e celebram a conquista da LIbertadores no ano de 2013 Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Do UOL, em Belo Horizonte

09/04/2021 14h44

O Atlético-MG conheceu na tarde de hoje (9) todos os seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores da América. O Galo foi sorteado no Grupo H e terá como oponentes o Cerro Porteño (PAR), o América de Cali (COL) e o Deportivo La Guaira (VEN), esse último um adversário histórico, já que nunca as duas equipes se enfrentaram.

O chaveamento da competição sul-americana foi definido em sorteio transmitido de forma virtual pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.

O Galo estava no pote 2, formado por equipes de posições intermediárias no ranking da Conmebol, e o cabeça de chave do Grupo H é o Cerro Porteño. A equipe paraguaia estava no pote 1 ao lado de outros melhores ranqueados pela entidade que comanda o futebol na América do Sul, como Palmeiras, Flamengo, São Paulo, River Plate (A), Boca Juniors (ARG), Nacional (URU) e Olimpia (PAR).

Os dois primeiros jogos do Galo na edição 2021 da Libertadores acontecerão nas semanas do dia 21 e 28 de abril, respectivamente. No mês e maio aconteceriam os outros quatro compromissos, com uma overdose de Libertadores. A rodada três prevista para a semana do dia 3 de maio, a rodada quatro para 12 de maio, a cinco programada para a semana de 19 de maio, com a derradeira partida da fase de grupos prevista para a semana de 26 de maio.

Confrontos

Cerro Porteño (PAR)

Jogar contra o Cerro Porteño (PAR) não será uma novidade na história do Galo. As equipes já estiveram frente a frente em seis oportunidades, todas pela Copa Libertadores, com retrospecto favorável aos paraguaios. O Atlético-MG soma apenas uma vitória, contra três triunfos do time do Paraguai, e dois empates.

Segundo o site Galo Digital, que apresenta estatísticas do Clube Atlético Mineiro, a primeira partida entre os clubes aconteceu na Copa Libertadores de 1972. O placar do jogo terminou 1 a 1, no Mineirão.

A última partida não foi nada feliz para os atleticanos. Uma goleada por 4 a 1 do Cerro Porteño pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores de 2019. O jogo, disputado no estádio Nueva Olla, casa do time paraguaio, teve gols de Marcos Acosta (31' do 1ºT), Federico Carrizo (34' do 1ºT), Victor Cáceres (36' do 1ºT) e Joaquin Larrivey (44' do 1ºT), com Ricardo Oliveira (19' do 1ºT) descontando para o Galo.

América de Cali

Outro adversário conhecido do Atlético-MG é o América de Cali, da Colômbia. Apesar de terem realizado outras partidas, todas pela extinta Copa Conmebol, será o primeiro duelo do Galo contra os colombianos na Libertadores da América.

No retrospecto geral são 4 jogos, com duas vitórias para o Galo, um empate e uma derrota. Foram sete gols marcados pelos alvinegros contra seis dos colombianos.

O primeiro encontro das equipes aconteceu em 29 de novembro de 1995, no estádio Pascual Guerrero, com vitória do América-COL por 4 a 3.

A última vez em que se encontraram foi em 1997, no do bicampeonato atleticano na Conmebol, e naquela ocasião deu Galo nas quartas de final. O time preto e branco venceu por 2 a 1, no Mineirão, no dia 17 de outubro, com gols de Marques (42' do 1ºT) e Jorginho (33' do 2ºT), com Moreno (12' do 2ºT) descontando para os colombianos.

Deportivo La Guaira

Será um confronto inédito já que as equipes nunca se enfrentaram na história. O Deportivo La Guaira, da Venezuela, é um clube recente, fundado em 2008. Portanto, tem apenas 13 anos.

Atlético-MG