Topo

Grêmio leva virada em 10 min e tem que vencer para ir ao grupo do Palmeiras

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em Porto Alegre

09/04/2021 21h10

O Grêmio até saiu na frente do Independiente Del Valle, do Equador, mas perdeu o jogo de ida da 3ª fase preliminar da Copa Libertadores. Hoje (9), em Assunção, o time gaúcho foi dominado e levou 2 a 1. O placar poderia ter sido bem diferente, para um lado ou outro. Ainda no primeiro tempo, os gremistas tiveram um gol legal anulado. E na reta final, a pressão equatoriana foi enorme. Brenno e a trave salvaram a equipe brasileira.

Diego Souza abriu o placar, mas Faravelli marcou duas vezes —em intervalo de oito minutos.

Grêmio e Del Valle voltam a se enfrentar quarta-feira (14), em Porto Alegre. O time gaúcho pode vencer por 1 a 0 que avança à fase de grupos. Quem passar do duelo, entra no grupo do Palmeiras (ao lado de Defensa y Justicia-ARG e Universitário-PER.

A partida aconteceu no Paraguai após veto das autoridades sanitárias, na terça-feira (6). A Conmebol, então, suspendeu o jogo que deveria ocorrer na quarta (7), em Quito, e remarcou o confronto para Assunção, no estádio Defensores Del Chaco.

O Grêmio, ao longo da semana, fez apenas um treino no gramado. De segunda-feira até quarta, o elenco ficou trabalhando fisicamente em hotéis, primeiro em Quito e depois em Assunção.

Quem decidiu: Faravelli

Meia do Independiente Del Valle foi maestro do time, ditando ritmo mais acelerado ou não, o tempo todo. Autor dos dois gols, teve grande protagonismo no lance do empate. Camisa 8 se livrou da perseguição, avançou e quebrou a defesa do Grêmio.

Quem decepcionou: Alisson

Meia-atacante cobrou a falta que terminou no gol de Diego Souza, mas foi muito discreto no restante do jogo. Mesmo sem jogar mais recuado, como Ferreira do outro lado do campo, Alisson praticamente não atacou. E o Grêmio sentiu falta dele para ganhar terreno.

Brenno e trave evitam placar ainda pior

Se o Grêmio teve um gol anulado, e uma chance incrível perdida por Diego Souza, o Del Valle pode reclamar da trave. E de Brenno. No primeiro tempo, o goleiro fez defesa à queima-roupa. Antes do intervalo, o travessão salvou o time gaúcho. E na etapa final, a trave também pediu golaço de fora da área.

Arbitragem testa positivo para covid-19

Gabriel Chade e Maximiliano del Yesso, auxiliares que estavam escalados para o jogo, testaram positivo para o novo coronavírus. Com isto, a Conmebol convocou outra dupla de argentinos.

Grêmio reclama de gol anulado

No final do primeiro tempo, o Grêmio escapou da pressão do Del Valle e chegou a fazer 2 a 0. Ferreira bateu por cobertura e completou uma bonita jogada. Mas o lance foi anulado, por impedimento. A decisão irritou jogadores e comissão técnica.

Grêmio pressiona no início, mas não resiste

O gol aos oito minutos do primeiro tempo, em cobrança de falta concluída com grande salto de Diego Souza, deu uma falsa impressão sobre a atuação do Grêmio. A pressão na saída de bola do Independiente Del Valle parou cedo. As linhas baixas foram sendo superadas pelo adversário e o contra-ataque deixou de encaixar. Em boa parte do duelo, restou ao time gaúcho aguentar a pressão até com seis jogadores na linha de defesa.

No segundo tempo, em meio ao cenário de pressão e desgaste, o Grêmio teve uma chance. Matheus Henrique encontrou espaço incrível e serviu Diego Souza às costas da zaga. O centroavante saiu cara a cara com o goleiro, preferiu driblar o adversário e chutou para fora.

Del Valle acaba com encaixe e engole Grêmio

O 3-5-2 do Del Valle transformou o jogo em quase ataque contra defesa. Com superioridade no meio-campo, o time do Equador pressionou o Grêmio. O encaixe de volantes e zagueiros sumiu ainda no primeiro tempo. Assim, a vantagem e os espaços surgiram. A todo momento.

No início da etapa final, o time mandante soltou ainda mais Segovia pela esquerda, liberou Caicedo para atuar por dentro e usou Montenegro para fazer pivô. A movimentação do ataque, apoiado, liquidou as marcações do Grêmio. Faravelli aproveitou e infiltrou para empatar. Depois, em erro de saída de bola, o Del Valle foi para dentro e viu Ruan cometer pênalti. A falta dentro da área, que gerou o segundo amarelo ao zagueiro, foi logo depois do gol perdido por Diego Souza.

Cortez na zaga, Rodrigues na lateral

Acuado depois de levar 2 a 1, o Grêmio mexeu. Diego Souza saiu para entrada de David Braz, em uma tentativa de remontar a defesa. Lucas Silva deu lugar a Fernando Henrique, Alisson saiu para entrada de Léo Chu e na defesa, Felipe saiu para Cortez entrar. O camisa 12, no entanto, atuou como zagueiro. Com Rodrigues deslocado para lateral direita. A lista de trocas ainda teve Darlan na vaga de Pinares, no intervalo.

FICHA TÉCNICA
INDEPENDIENTE DEL VALLE 2 X 1 GRÊMIO

Data e hora: 09/04/2021 (sexta-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: estádio Defensores Del Chaco, em Assunção (PAR)
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Auxiliares: Mariana de Almeida (ARG) e Cristian Navarro (ARG)
Cartões amarelos: Vite (VAL); Rodrigues, Brenno, Ruan (GRE)
Cartão vermelho: Ruan (GRE)
Gols: Diego Souza, aos nove minutos do primeiro tempo (GRE); Faravelli, aos sete minutos do segundo tempo (VAL)

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Schunke, Pacho e Segovia; Hurtado (Sanchez), Faravelli, Pellerano (García), Beder Caicedo; Vite (Mera), Brian Montenegro (Escobar) e Christian Ortiz (Murillo)
Técnico: Renato Paiva

GRÊMIO: Brenno; Felipe (Cortez), Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Lucas Silva (Fernando Henrique), Alisson (Léo Chu), Pinares (Darlan) e Ferreira; Diego Souza (David Braz)
Técnico: Alexandre Mendes (auxiliar técnico)