Topo

Grêmio tem lista de negociáveis com cinco 'medalhões'; veja os nomes

Goleiro Vanderlei está na lista de negociáveis - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Goleiro Vanderlei está na lista de negociáveis Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/03/2021 04h00

Na mesma reunião em que Renato Portaluppi convenceu a diretoria do Grêmio a contratar o lateral Rafinha, livre no mercado da bola, foi definida uma lista de jogadores negociáveis. A relação inclui os goleiros Vanderlei e Paulo Victor e outros nomes que não são da atual equipe titular. O plano é aliviar a folha para novas contratações, como Rafael Borré, do River Plate.

Todos os atletas citados não ficarão afastados. Ou seja, não estão dispensados dos treinamentos. Os jogadores, no entanto, serão liberados mediante ofertas de outros clubes.

Paulo Victor é o caso mais público. O goleiro, em Porto Alegre desde 2017, chegou a negociar com o Cerro Porteño na semana passada. O acerto com o time paraguaio esbarrou no tempo de contrato, mas já tinha liberação gremista. O contrato do camisa 1 na Arena do Grêmio ia ser rescindido. O vínculo vai até o final do ano que vem.

O ex-jogador do Flamengo, agora, espera por novas ofertas. Grêmio e Paulo Victor alinharam que a saída só deve ocorrer em definitivo.

Vanderlei, contratado no início de 2020 em tratativa com o Santos, é outro que integra a lista. O goleiro perdeu a vaga no time titular na final da Copa do Brasil e será liberado, se topar oferta de outro clube.

A relação de negociáveis ainda tem Victor Ferraz, Paulo Miranda, David Braz e Everton. Paulo Miranda e Everton possuem contratos com o Grêmio até o final de 2022, portanto as saídas serão maiores — do ponto de vista financeiro e, consequentemente, para eventual acerto com novo clube.

Michel, que voltou do empréstimo ao Fortaleza após lesão no joelho, também não está nos planos e deverá ser cedido de novo.

Os dirigentes e Renato Gaúcho fecharam acordo nos nomes para liberar espaço na folha salarial, mediante chegada de Rafinha e com o plano de contratar mais dois nomes. Rafael Borré, em reta final de vínculo com o River Plate, tem oferta de pré-contrato em mãos.

O colombiano deu aval na última sexta-feira (26), mas ainda não assinou a papelada. No final de semana, o atacante teve reunião com o treinador do River, Marcelo Gallardo, e ouviu conselho para assinar com time europeu. O estafe do jogador também defende vínculo no Velho Continente e trabalha para apresentar oferta a Borré nos próximos dias.

Além de Borré, o Grêmio pretende anunciar outro jogador. A lista, que assim chegaria a três nomes (com o atacante, Rafinha e outro nome) ainda pode ter mais duas contratações — indefinidas, no momento.