Topo

Cidade da Itália concede cidadania a filha de jogador após insulto racista

Nwankwo Simy, atacante do FC Crotone - Reprodução/Instagram
Nwankwo Simy, atacante do FC Crotone Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/03/2021 12h17

O presidente da Câmara de Crotone, na Itália, Vincenzo Voce, decidiu conceder a cidadania honorária da cidade para a filha do jogador Nwankwo Simy após sua família receber insultos racistas.

"A cidade gosta de vocês e este certificado é um abraço simbólico. Denunciar publicamente estes incidentes é dar o exemplo: temos de expor estas pessoas, porque só percebendo a gravidade desses atos é que podemos combater a intolerância, a violência, o racismo", disse Voce ao entregar o certificado de cidadania ao jogador.

O atacante nigeriano atua no FC Crotone e, principalmente sua filha, foram alvo de racismo online. Como resposta a esses atos graves, Vincenzo decidiu conceder a nacionalidade e Simy ficou muito agradecido.

"Já me sinto como se fosse de Crotone. Vivo aqui há cinco anos e sinto o carinho das pessoas. Agradeço esta mensagem", comentou o jogador.

É importante pontuar que a lei italiana não concede automaticamente a nacionalidade para quem nasce na Itália. O país apenas considera italiano quem tem o 'sangue italiano', com isso, não basta só nascer no país para se ter a cidadania.