Topo

Renato volta de folga, e Grêmio tem quebra-cabeça com jogos para resolver

Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/03/2021 04h00

O Grêmio perdeu a invencibilidade na temporada e às vésperas de um momento chave. Com a volta de Renato Portaluppi após dez dias de folga, o clube passa a planejar detalhadamente as próximas duas semanas. O período engloba o Gre-Nal, válido pelo Campeonato Gaúcho, e duelo com o Independiente Del Valle-EQU, pela terceira fase preliminar da Copa Libertadores.

A agenda tem um quê de quebra-cabeça por conta do acumulado de fatores: titulares com poucos treinos, após a reapresentação, jogo no interior do Estado no meio da próxima semana e clássico diante do Inter, sábado ou domingo que vem. E logo depois, duelo pela Libertadores, em 7 de abril, em Quito.

Até aqui, o Grêmio jogou sete partidas na temporada 2021. Em seis delas, os titulares ficaram fora. O único duelo com Kannemann, Matheus Henrique e companhia foi diante do Ayacucho, do Peru, em Porto Alegre.

Pelo menos 14 atletas voltaram do período de descanso na última segunda-feira (22). A análise inicial do Grêmio é que a semana de treinos físicos é insuficiente para os titulares voltarem a atuar. Assim, boa parte da equipe considerada ideal deve ficar fora contra o Pelotas, domingo (28), em Porto Alegre.

Na rodada seguinte do Gauchão, o desafio é contra o São Luiz-RS. A partida, em Ijuí, também não deve ter equipe titular completa. A viagem até o palco da partida é um dos motivos.

No final de semana dos dias 3 e 4 de abril acontece o primeiro Gre-Nal da temporada. Às vésperas de viagem ao Equador, para jogo com o Independiente Del Valle. O plano, de momento, é usar um time misto contra o Internacional.

Se a ideia se confirmar, o Grêmio pode entrar em campo no mata-mata que vale vaga à fase de grupos da Libertadores sem ter usado o time titular completo em oito jogos seguidas.

"Essa determinação de quando o time principal vai jogar depende de avaliação física. Vamos sentar, conversar e direcionar quem pode jogar ou não. Isso é uma conversa interna que vamos ter", disse Alexandre Mendes, auxiliar-técnico do Grêmio.

Renato Portaluppi se reúne com a diretoria e comissão técnica hoje (26) para falar, também, a respeito do quebra-cabeça dos jogos.