Topo

Copa do Nordeste - 2021

Em jogo com muitas faltas, Ceará e Fortaleza empatam na Copa do Nordeste

Éderson, do Fortaleza, disputa a bola com o atacante Cleber, do Ceará, em partida da Copa do Nordeste - Kely Pereira/AGIF
Éderson, do Fortaleza, disputa a bola com o atacante Cleber, do Ceará, em partida da Copa do Nordeste Imagem: Kely Pereira/AGIF

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió

20/03/2021 18h07

Em um jogo truncado, cheio de faltas e chances desperdiçadas, o primeiro Clássico-Rei do ano terminou empatado. Na tarde de hoje (20), Ceará e Fortaleza ficaram no 0 a 0 em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

Com o resultado, o Ceará perdeu a liderança do Grupo A, já que o Bahia goleou o Sport por 4 a 0. O Leão, por outro lado, conseguiu se manter na ponta da chave B com um ponto de vantagem para o segundo colocado, o Altos.

Esse foi o 581º Clássico-Rei da história.

Times começam com correria

Os primeiros minutos foram muito movimentados na Arena Castelão. O Fortaleza assustou logo aos 2 minutos do primeiro tempo. Carlinhos cruzou da esquerda com destino a Wellington Paulista. A bola passou perto do camisa 9 do Leão, e Bruno Pacheco mandou para escanteio.

Um minuto depois veio a resposta do Vozão. No contra-ataque, Vina tocou para Mendoza na direita. Na velocidade, o camisa 10 superou Quintero e, cara a cara com Felipe Alves, chutou em cima do goleiro do Leão, que fez grande defesa.

Cartões e faltas para todos os lados

Após o começo de jogo frenético, os jogadores não conseguiram manter o ritmo. Nenhum dos times conseguiu chegar com grande efetividade. O goleiro Felipe Alves, do Fortaleza, até ficou com a bola nos pés por quase dois minutos durante a primeira etapa, esperando que algum marcador fizesse a tentativa de tomar a bola. Além disso, muitas jogadas foram paradas por falta.

Só no primeiro tempo foram quatro cartões amarelos. O Fortaleza teve mais posse de bola nos 45 minutos iniciais, apostando nas laterais e conseguindo finalizar nas poucas oportunidades que teve. O Ceará, por sua vez, não teve o comando do jogo e não conseguia trabalhar a bola, se mantendo na maior parte do tempo no seu campo defensivo, apostando nos contra-ataques.

Ceará começa segundo tempo melhor

Após cruzamento de Vina, aos três minutos, a bola foi certeira na cabeça do zagueiro Klaus, que mandou com força. O goleiro Felipe Alves e o atacante Robson foram juntos para interceptar, a bola e coube ao atacante salvar o que seria o primeiro gol do jogo.

Robson se atrapalha e quase faz contra

Mas o que é isso? Aos 10 minutos, o Ceará teve três oportunidades seguidas de balançar a rede, novamente em escanteio cobrado por Vina. Dessa vez, ele tocou para Bruno Pacheco, que mandou uma bomba de fora da área. Felipe Alves defendeu, Robson tentou jogar para longe no rebote, mas mandou na trave. A bola voltou no pé de Klaus, obrigando Felipe Alves a fazer nova defesa.

Clássico-Rei de estreias

As duas grandes novidades no ataque do Vovô finalmente entraram em campo. Yony González e Steven foram anunciados no fim de fevereiro e atuaram pelos lados durante o clássico. O time teve as melhores chances para abrir o placar: com Saulo, aos 17, em um cabeceio; aos 29, após cobrança de falta aproveitada por Oliveira, e aos 40 com Yony González, que chutou de primeira e mandou por cima do gol de Felipe Alves.

Destaque

Além das estreias, foi o goleiro do Fortaleza, Felipe Alves, quem mais chamou atenção durante a partida. Ele defendeu pelo menos três chances perigosas do Ceará e foi o responsável por segurar o 0 a 0.

FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 x 0 FORTALEZA

Data: 20/03/2021 (Sábado)
Local: Arena Castelão (CE)
Árbitro: Antônio Dib de Moraes Sousa/PI
Auxiliares: Rogério de Oliveira Braga/PI e Márcio Iglésias Araújo Silva/PI
Cartões amarelos: Enderson Moreira (FOR), Pablo (FOR), Wanderson (FOR), Wellington Paulista (FOR) e Fernando Sobral (CEA)

CEARÁ

Richard, Eduardo, Klaus, Luiz Otávio, Bruno Pacheco, William Oliveira (Oliveira), Fernando Sobral, Vina (Marlon), Mendoza (Jorginho), Cléber (Jael) e Saulo Mineiro (Yony González). Técnico: Guto Ferreira.

FORTALEZA

Felipe Alves, Pablo, Quintero, Wanderson (João Paulo Silveira), Carlinhos, Éderson, Matheus Jussa (Juninho), Luiz Henrique (Matheus Vargas), Robson, Wellington Paulista (Osvaldo) e David (Isaque). Técnico: Enderson Moreira.