Topo

Copa do Nordeste - 2021

Bahia goleia o Sport e assume liderança do Grupo A na Copa do Nordeste

Jogadores do Bahia comemoram gol marcado por Gabriel Novaes, contra o Sport, pela Copa do Nordeste  - Jhony Pinho/AGIF
Jogadores do Bahia comemoram gol marcado por Gabriel Novaes, contra o Sport, pela Copa do Nordeste Imagem: Jhony Pinho/AGIF

Do UOL, em São Paulo

20/03/2021 17h57

Na tarde de hoje (20) o Bahia goleou o Sport por 4 a 0 em partida válida pela quarta rodada da Copa do Nordeste. Os gols foram marcados por Patrick de Lucca, Rodriguinho e Gabriel Novaes, que balançou as redes duas vezes.

O resultado fez o time baiano chegar a sete pontos e assumir a liderança do Grupo A da competição - o Treze pode assumir a ponta se vencer o ABC amanhã. Já o Leão ocupa a lanterna do Grupo B, com apenas dois pontos.

Na próxima rodada da competição, o Tricolor de Aço visita o CSA, e o Sport receberá o Confiança.

Quem foi bem: Patrick de Lucca

Promovido do sub-20 ao time profissional no início deste ano após surto de coronavírus no plantel, o camisa 45 do Bahia foi o destaque do time por causa do belo gol marcado no primeiro tempo e de sua qualidade na marcação e na saída de bola.

Além disso, quando o placar ainda estava zerado, ele quase marcou em arremate de fora da área. A bola explodiu na trave do goleiro Carlos Eduardo.

Quem foi mal: Defesa do Sport

O sistema defensivo do Sport foi o ponto negativo da partida realizada em Pituaçu. Além dos dois gols sofridos ainda no primeiro tempo, a equipe visitante cedeu ao menos mais três situações reais de gol, correndo o risco de ir para o intervalo com uma enorme diferença no marcador.

Na segunda etapa, mais inconsistências e falhas, e o Bahia conseguiu anotar mais duas vezes para sacramentar a goleada.

Atuação do Bahia

O time comandado por Dado Cavalcanti foi dominante em boa parte do confronto, principalmente nos primeiros 45 minutos. Mesmo sem Rossi, um dos destaques do time na temporada, a equipe conseguiu produzir muito ofensivamente, variando as jogadas no setor ofensivo.

Vale destacar que a defesa ofereceu chances ao adversário, mas nada que mudasse o ritmo e a dinâmica do jogo.

Atuação do Sport

Jogando fora de casa, a equipe dirigida por Jair Ventura pouco conseguiu produzir no ataque e foi passiva no meio-campo, permitindo que o Bahia conseguisse ter tanto a posse de bola como o controle do jogo.

A falta de proteção eficiente em ambos os lados do campo pesou para o sistema defensivo do Leão, que se mostrou frágil no confronto deste fim de semana.

História do Jogo

O primeiro tempo foi controlado pelos donos da casa, que abriram o placar aos 27 minutos com o jovem Patrick de Lucca, que acertou chute preciso de fora da área, sem chances para o goleiro do Sport.

O Leão teve chance de empatar, porém Mikael não aproveitou a oportunidade. Minutos depois, o Bahia ampliou a vantagem com o atacante Gabriel Novaes, que apenas precisou empurrar a bola para as redes após jogada de Nino Paraíba e Gilberto.

No segundo tempo pouca coisa mudou, e os mandantes ampliaram a vantagem com Rodriguinho, aos 17 minutos, após cruzamento preciso de Gilberto. Depois, finalizaram a goleada com Gabriel Novaes, que marcou seu segundo gol na partida ao aproveitar rebote.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 4 X 0 SPORT

Competição: quarta rodada da Copa do Nordeste
Data: 20/03/2021
Hora: 16h00 (de Brasília)
Local: estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento (CE) e Eleutério Felipe Marques (CE)
Cartões amarelos: Matheus Bahia (Bahia); Dalberto, Betinho, Ítalo e Paulinho (Sport)
Gol: Patrick de Lucca aos 27 minutos e Gabriel Novaes aos 48 do primeiro tempo, Rodriguinho aos 17 e Gabriel Novaes aos 33 do segundo tempo.

Bahia: Douglas Friedrich; Nino Paraíba (João Pedro), Lucas Fonseca, Juninho (Ignácio) e Matheus Bahia; Patrick de Luccca, Edson (Raniele) e Daniel (Ramon); Rodriguinho, Gilberto (Alesson) e Gabriel Novaes. Técnico: Dado Cavalcanti

Sport: Carlos Eduardo; Ewerthon, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão Silva, Ricardinho (Toró) e Betinho (Ítalo); Dalberto, Mikael (Paulinho) e Gustavo Oliveira (Neilton). Técnico: Jair Ventura