Topo

Fluminense

Roger Machado e Fred se reencontram no Fluminense após parceria no Atlético

Atacante Fred treina em reapresentação do elenco principal do Fluminense - Mailson Santana / Fluminense F.C.
Atacante Fred treina em reapresentação do elenco principal do Fluminense Imagem: Mailson Santana / Fluminense F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/03/2021 04h00

O técnico Roger Machado pôde começar o trabalho no Fluminense, de forma mais contundente, com a apresentação do elenco principal, que ocorreu ontem (17). E este início de jornada no Tricolor reservou um reencontro com Fred, que é um dos líderes do grupo e com quem trabalhou no Atlético-MG, quando houve elogios mútuos.

O treinador e o atacante estiveram lado a lado em um período de 2017, no Galo e, inclusive, foram campeões do Mineiro. Durante a campanha do Estadual, porém, a equipe passou por uma certa turbulência e o treinador chegou a ser alvo de críticas. Na ocasião, Fred atravessava boa fase e saiu em defesa do técnico, que avaliou ser "acima da média" e "um dos melhores".

"Eu acho que, com 33 anos, já posso falar, já tenho experiência para falar algumas coisas. O Roger deu nó tático nos dois jogos, ele foi diferente e mostrou que é acima da média", disse o atacante na ocasião, após o título do Estadual.

"O que mais nos afetou é que não estávamos conseguindo corresponder ao trabalho que o Roger vinha fazendo juntamente à comissão técnica. Nós já trabalhamos com vários treinadores e sabemos que ele é um dos melhores. Essa vitória dá mais tranquilidade e confiança para o resto do ano", afirmou, em outra oportunidade depois da conquista.

Técnico Roger Machado e Fred trabalharam juntos no Atlético-MG, em 2017 - Bruno Cantini/Atlético - Bruno Cantini/Atlético
Imagem: Bruno Cantini/Atlético

Roger, por sua vez, também enalteceu o camisa 9 à época. A possibilidade de Fred e Lucas Pratto jogarem juntos foi uma pauta que rondou o clube naquele início de temporada. Após a saída do argentino, que havia se transferido para o São Paulo, o atual atacante tricolor fez três gols na vitória por 4 a 1 sobre o América-MG, e o comandante exaltou a eficiência demonstrada pelo jogador:

"Mais do que a questão dos três gols na partida, é a questão da eficiência. Quantas oportunidades o centroavante precisa para concretizar o ataque em gol. Se não me engano, o Fred teve quatro finalizações e fez três gols, mais uma assistência. E, não só isso, ele competiu muito no jogo".

Em julho de 2017, Roger Machado foi demitido após uma sequência de resultados negativos no Brasileiro. Já o jogador despediu-se do Galo no fim daquele mesmo ano, assinando com o rival Cruzeiro. Tal transferência, inclusive, gerou uma disputa nos tribunais.

Fred voltou ao Fluminense em maio do ano passado, com contrato até julho de 2022. Para ser apresentado, pedalou de Minas Gerais até às Laranjeiras (zona sul do Rio de Janeiro), em ação que serviu também para arrecadar alimentos para doação. Já Roger, desejo antigo do clube, foi anunciado em fevereiro deste ano, com vínculo até o fim da próxima temporada.

Agora, quatro anos depois, Roger e Fred podem reeditar a parceria, e em um clube onde ambos estão gravados na história — o hoje treinador foi herói da conquista da Copa do Brasil 2007, enquanto o atacante esteve nos títulos brasileiros de 2010 e 2012.

"É um treinador muito preparado. Peguei uma pré-temporada com o Roger no Atlético-MG, todos os jogadores elogiaram o trabalho dele na época, conseguiu implantar o conceito de jogo dele. Deu resultado em campo", ressaltou o camisa 9, no dia seguinte à oficialização da contratação do técnico.

Fluminense