Topo

Governo diz que FPF deve seguir recomendação de não fazer partidas em SP

Troféu do Campeonato Paulista de 2019 - Divulgação/FPF
Troféu do Campeonato Paulista de 2019 Imagem: Divulgação/FPF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/03/2021 13h56

O governo de São Paulo comentou hoje, em coletiva de imprensa, a paralisação do Campeonato Paulista. O torneio foi paralisado por conta das restrições impostas pelo centro de controle de contingência da covid-19 no estado. De acordo com a nova fase emergencial, os eventos esportivos são proibidos.

"A decisão não é do governo de São Paulo e nem do governador. É do centro de contingência da covid-19. Os médicos tomam a decisão e nós obedecemos. Não cabe aqui a análise do governo para as decisões do centro de contingência ou analisar a decisão da Federação Paulista de Futebol de realizar os jogos em outro estado brasileiro", disse o governador.

Completando a fala de Doria, Paulo Menezes, coordenador do centro de contingência da covid-19, cravou a não-realização de eventos esportivos em São Paulo. Segundo Menezes, é necessário compreender a gravidade da pandemia no estado e acatar as ordens recomendadas.

"O centro de contingência tem neste momento a posição clara, que é de não realização de eventos esportivos. Isso foi colocado mais uma vez nessa reunião e acredito que a FPF está compreendendo a gravidade do momento e deve seguir as recomendações do centro de contingência", pontuou.

No período da manhã, representantes da federação conversaram com integrantes do governo estadual. Agora, a entidade que rege o futebol em São Paulo tratará a questão com o governador e promotores do Ministério Público do estado de São Paulo (MP-SP), responsáveis pelo pedido de paralisação do esporte local.

A Federação Paulista de Futebol se reunirá entre hoje e amanhã com o governador João Doria e o MP-SP com o intuito de debater a situação do esporte no estado. Há ainda o interesse de realizar os jogos em meio às restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, mas a busca por outros estados não está descartada.

A partida entre São Bento e Palmeiras, marcada para a próxima quarta-feira (17), às 19h (de Brasília), está agendada para Belo Horizonte. O palco escolhido é a Arena Independência, e dia e horário do compromisso foram mantidos.

A princípio, este é o único compromisso do Campeonato Paulista que será disputado no estado vizinho durante a paralisação do futebol em São Paulo.