Topo

Botafogo

Identificação, perfil no elenco e dívida: Botafogo e Carli retomam parceria

Joel Carli comemora gol do Botafogo diante do Sport no Campeonato Brasileiro 2018 - Jorge Rodrigues/Eleven/Estadão Conteúdo
Joel Carli comemora gol do Botafogo diante do Sport no Campeonato Brasileiro 2018 Imagem: Jorge Rodrigues/Eleven/Estadão Conteúdo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

12/03/2021 04h00

O zagueiro Joel Carli está muito perto de selar o retorno ao Botafogo. Mariela Treiyer, esposa do jogador, inclusive, publicou uma imagem em rede social 'antecipando' o acerto e comemorando a volta do argentino a General Severiano — o Alvinegro, no entanto, ainda não oficializou o trato. O acordo entre as partes acontece após um denominador comum na negociação envolvendo uma dívida do clube e vontade mútua pelo reencontro.

A tendência é que o contrato seja assinado hoje (12). Esta nova passagem que está prestes a começar se concretizou por conta de, principalmente, três pontos: o débito do Glorioso, a identificação do zagueiro com o Botafogo e o perfil o atleta junto ao grupo.

Carli se despediu do Glorioso há pouco menos de um ano, em decisão do então Comitê Gestor de Futebol que, à época, alegou que os salários estavam acima da realidade financeira do clube. Na ocasião, o vínculo era até janeiro de 2022 e o Alvinegro devia ainda valores referentes ao 13º de 2019, férias e alguns meses de salários. As partes ainda mantiveram contato para negociar esta quantia, mas não chegaram a um acordo. Desta forma, o zagueiro acionou a Justiça para que pudesse receber este débito.

Apesar de não esconder o descontentamento em como a rescisão foi conduzida, ele nunca deixou de acompanhar o time e externar carinho pelo Bota.

Na reta final do ano passado, ainda com o técnico Eduardo Barroca e com Túlio Lustosa como gerente de futebol, o Botafogo procurou o jogador com a intenção de tê-lo novamente no elenco e poder chegar a um denominador comum em relação à dívida.

Com os dois lados caminhando em um mesmo sentido, o maior obstáculo foi equilibrar o quanto a cúpula poderia "esticar a corda" e o quanto Carli poderia ceder para que se chegasse a um acordo. E o final feliz aconteceu.

Um dos pontos que pesou positivamente foi a identificação que o argentino tem com o Glorioso e o perfil que demonstrou nesta passagem por General Severiano. Ele chegou em 2016, se tornou herói do título do Carioca de 2018 e deixou o Botafogo com 154 partidas disputadas e seis gols.

Querido pelo elenco, esteve na mira da diretoria ainda no fim de 2019, quando se começou a desenhar uma reformulação visando a transformação do departamento de futebol em S.A. — o que acabou não se concretizando. À época, porém, os jogadores se reuniram com o então técnico Paulo Autuori e pediram pela permanência, que aconteceu em um primeiro momento, mas, meses depois, o adeus foi formalizado.

Ao longo da temporada, porém, a diretoria avaliou que houve falta de um nome do elenco que pudesse exercer o papel de liderança e "tomar conta do vestiário". Esse, inclusive, foi um dos pontos apontados para que a campanha no Brasileiro fosse tão ruim, com o rebaixamento decretado antecipadamente.

Agora, Carli retorna após ter defendido o Aldosivi, clube de seu país natal, e com a chance de retomar a história que começou a escrever.

Botafogo