Topo

Andrade diz que Fla atual pode desbancar sua geração: "trabalhar pelo tri"

Alexandre Araújo e Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/02/2021 12h00

Poucos têm a autoridade que Andrade tem para falar sobre o Flamengo. Após a conquista do bicampeonato brasileiro, o ídolo, que soma quatro conquistas em campo e uma como técnico, vê a geração atual pronta para ir até mais longe do que o mítico time dos anos 80.

Para o ídolo, o atual Flamengo não enfrenta muitos concorrentes à altura, o que facilitaria o caminho até para um inédito tricampeonato do Brasileiro, algo que nem a laureada geração de Zico conseguiu.

"Eu vejo o Flamengo com um elenco muito bem montado. Eles têm a possibilidade de manter isso e ir mais longe até do que fizemos. Na nossa época, era mais equilibrado. Hoje, tem o Flamengo liderando. O Palmeiras e o Atlético-MG, que eram times que achávamos que poderiam brigar, acabaram oscilando e ficaram pelo caminho", disse ele, ao UOL Esporte.

Andrade, que conseguiu no gramado o até então único bi nacional do Fla (82 e 83), falou sobre o gostinho especial de ser o melhor time de Brasil por mais de uma temporada de forma consecutiva.

"Conquistar um bicampeonato brasileiro, ser campeão por dois anos consecutivos, é muito difícil. Ainda mais esse ano, que foi mais complicado e com vários jogos seguidos. Isso não seria o normal e gerou um desgaste. É diferente ganhar por dois anos consecutivos", acrescentou o grande meio-campista, que, duas décadas depois, seria campeão também como técnico, liderando a campanha vitoriosa no Brasileirão de 2009.

"Se tem a oportunidade de fazer história, tem de fazer. Se tem a oportunidade do bi, do tri, tem de trabalhar para isso. Nós ganhamos em 80, 82, 83 e 87. O que estava ao nosso alcance naquele momento, nós lutamos para conquistar".

Após fazer história, o grupo do Flamengo ganha uns dias de descanso até o início da temporada de 2021. De olho em mais taças, o Rubro-negro irá perseguir o seu sexto tricampeonato do Carioca em seus 125 anos de história.