Topo

Grêmio

Grêmio fica frágil sem Maicon, e zaga preocupa para final da Copa do Brasil

Maicon, do Grêmio, em campo contra o São Paulo pelo Brasileirão 2020 - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Maicon, do Grêmio, em campo contra o São Paulo pelo Brasileirão 2020 Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/02/2021 04h00

De olho na final da Copa do Brasil, o Grêmio deve usar as partidas que restam no Campeonato Brasileiro para fazer testes com seus zagueiros reservas. Com as lesões de Pedro Geromel e Walter Kannemann, Renato Portaluppi pode não contar com a dupla para as partidas que valem o título. A derrota de ontem para o São Paulo foi o primeiro ensaio de jogadores que podem atuar contra o Palmeiras.

Ontem, a zaga foi composta por Paulo Miranda e Rodrigues. A dupla mostrou-se mais segura durante a primeira etapa, e isso passa diretamente pela presença de Maicon, que jogou os primeiros 45 minutos do confronto e conseguiu oferecer uma melhor proteção aos defensores.

No primeiro tempo, a equipe gaúcha conseguiu suportar bem o ataque do São Paulo. Foram cinco finalizações do time paulista, e nenhuma delas se transformou gol. O sistema defensivo do Grêmio foi efetivo principalmente nas rebatidas: foram 16 bolas afastadas durante os primeiros 45 minutos iniciais.

Na etapa complementar, a unidade defensiva do Tricolor foi mais exposta, e o São Paulo virou o jogo com dois gols no segundo tempo em erros que certamente preocupam o Grêmio para o fim da temporada.

O fator Maicon

Com a saída de Maicon, o Grêmio perdeu a proteção que tinha na cabeça da área. Isso fez com que o São Paulo conseguisse ter liberdade para criar e finalizar à frente da zaga do Grêmio.

Foi exatamente assim que saiu o primeiro gol do Tricolor Paulista: após jogada pela direita, Luciano carregou a marcação de Rodrigues para o lado do campo. Quando o atacante cruzou para a área, a bola foi rebatida justamente para uma região desprotegida.

Nem Lucas Silva nem Matheus Henrique estavam próximos o suficiente a Tchê Tchê, que, bem colocado e livre, concluiu com frieza e empatou a partida.

No segundo gol do São Paulo, mais uma vez a região da intermediária defensiva da equipe gaúcha ficou desprotegida após uma rebatida de Rodrigues em lançamento direto de Tiago Volpi para o ataque.

Luciano recebeu livre de frente para o gol defendido por Vanderlei e teve espaço e tempo para decidir a jogada. O atacante do São Paulo conseguiu entrar na área, deixou Rodrigues no chão com um drible e finalizou para dar a primeira vitória do Tricolor Paulista no ano.

Renato admite dependência e fala em falta de entrosamento

Em entrevista coletiva ontem após a derrota, Renato Portaluppi admitiu que o time sofre um "apagão" quando Maicon deixa o campo. O treinador deixou claro que, por questões físicas, não deve contar com o jogador por uma partida completa.

"A gente sabe que o Maicon não vai poder jogar os 90 minutos, não vai poder jogar todos os jogos. Então a gente vai ter que procurar treinar um jogador no lugar do Maicon para que a equipe não sinta tanto a falta dele", disse Renato.

O comandante do Grêmio admitiu os problemas e afirmou que a equipe trabalha para corrigi-los até a decisão da Copa do Brasil, que, segundo ele, "não permite erros". Renato também lamentou a perda de jogadores lesionados.

"Temos duas semanas pela frente antes da primeira partida contra o Palmeiras, treinar bastante, treinar ainda mais, corrigir ainda mais, a gente está tendo o problema toda hora de mudar a zaga, não só a zaga, mas vários jogadores, e aí o entrosamento não é o mesmo", falou o treinador na coletiva.

O Grêmio tem mais duas partidas pelo Brasileirão até o primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil diante do Palmeiras, no dia 28. No próximo fim de semana, recebe o Athletico Paranaense em Porto Alegre. Na última rodada, visita o Red Bull Bragantino.

Grêmio