Topo

Brasileirão - 2020

São Paulo bate o Grêmio, encerra jejum de 2021 e segue na briga pelo título

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

14/02/2021 22h33

O São Paulo venceu o Grêmio por 2 a 1 de virada, na noite de hoje (14), conquistando seu primeiro triunfo de 2021 e se mantendo vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Depois de quatro derrotas e três empates no ano, a equipe paulista contou com gols de Tchê Tchê e Luciano para assegurar o resultado positivo na Arena do Grêmio. Diego Souza fez o gol dos mandantes.

Com o resultado, o São Paulo chega a 62 pontos, sete atrás do Internacional, e se mantém na luta pelo título nacional. O time do Morumbi tem um jogo a menos que seus adversários na briga pela taça. O Grêmio fica na sétima colocação, com 56.

Quem foi bem: Luciano

O atacante segue em alta com as cores do São Paulo. Escalado como titular, ele voltou a estufar a rede. Luciano fez o quarto gol em cinco partidas disputadas desde que se recuperou de lesão muscular. Ele marcou contra Inter, Coritiba, Ceará e Grêmio. Ele só passou em branco na derrota para o Atlético-GO.

Quem foi mal: Rodrigues

O zagueiro falhou no lance que culminou no gol de Luciano no segundo tempo da partida. Na ocasião, ele tentou afastar o perigo em lançamento de Tiago Volpi e entregou nos pés do oponente. O defensor ainda tentou se recuperar, mas tomou drible do atacante no lance e o viu estufar a rede de Vanderlei.

Carneiro faz boa partida e surge como opção

Gonzalo Carneiro entrou na vaga de Pablo, que cumpre suspensão automática, no ataque do São Paulo. O jogador apareceu bem e foi fundamental para a criação de jogadas da equipe visitante. Ele se destacou em lances de bola parada e também de contra-ataques. Até em momentos defensivos, em que foi exigido na recomposição, o estrangeiro conseguiu se destacar.

Atuação do Grêmio

Com menos posse de bola e dificuldade na criação de jogadas, o Grêmio não conseguiu uma atuação consistente diante do São Paulo. O time de Renato Gaúcho cometeu erros constantes e teve poucas oportunidades de chegar ao gol de Tiago Volpi. Em uma das raras chances de balançar a rede, Diego Souza deixou sua marca após falha da defesa adversária. O trio de meio-campistas, formado por Maicon, Matheus Henrique e Jean Pyerre, não funcionou

Atuação do São Paulo

O São Paulo abandonou alguns conceitos de Fernando Diniz, como a saída de bola trabalhada a qualquer custo no campo defensivo. Porém, manteve a ideia do jogo de posse. O trabalho com troca de passes foi o suficiente para deixar o time com mais volume de jogo. O meio-campo, com Luan, Daniel Alves e Tchê Tchê, criou boas chances. Mesmo depois de conseguir a virada no placar, o tricolor paulista controlou as ações do jogo e criou muito perigo. Daniel Alves acertou uma bola na trave de Vanderlei no duelo.

Cronologia do jogo

Diego Souza deixou sua marca aos 33 minutos do primeiro tempo após falha de Arboleda em jogada aérea. Ele contou com sobra em corte do zagueiro e finalizou para o fundo da rede de Tiago Volpi.

Na volta do intervalo, o São Paulo conseguiu virar. Tchê Tchê fez aos 17 minutos do segundo tempo em finalização de fora da área. Luciano, aos 22 minutos, também balançou a rede em boa jogada individual.

Pinares acertou Reinaldo em disputa de bola aos 53 minutos do segundo tempo e recebeu cartão vermelho. O estrangeiro foi expulso e deixou o Grêmio com um a menos.

Com covid, Julio César fica fora do jogo

O goleiro Julio César, do Grêmio, ficou fora da partida de hoje (14) após receber teste positivo para a covid-19. O atleta foi um dos 62 testados pelo clube na avaliação feita na última sexta-feira e o único detectado com a doença.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 x 2 SÃO PAULO

Motivo: 36ª rodada do Brasileirão
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 14 de fevereiro de 2021 (domingo)
Horário: às 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa/PR) e Sidmar dos Santos Meurer (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Assistentes do VAR: Lucas Paulo Torezin (PR) e Ivan Carlos Bohn (PR)
Cartão amarelo: Paulo Miranda, Diego Souza, Alisson, Pinares (Grêmio); Gonzalo Carneiro, Daniel Alves, Igor Vinícius, Tchê Tchê (São Paulo)
Cartão vermelho: Pinares (Grêmio)
Gol(s): Diego Souza, aos 33 minutos do primeiro tempo (1-0); Tchê Tchê, aos 17 minutos (1-1); Luciano, aos 22 minutos (1-2)

Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz (Thaciano), Paulo Miranda (Pinares), Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon (Lucas Silva) e Jean Pyerre (Luiz Fernando); Alisson, Pepê (Ferreira) e Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho.

São Paulo: Tiago Volpi; Igor Vinícius, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Tchê Tchê (Hernanes) e Vitor Bueno (Jonas Toró); Luciano (Tréllez) e Gonzalo Carneiro (Galeano). Técnico: Marcos Vizolli (interino).