Topo

Inter mudou mais da metade da equipe desde o início do Brasileiro

Há exatos seis meses, Inter estreava no Brasileirão com vitória. Time daquele jogo é bem diferente do atual - Ricardo Duarte/Internacional
Há exatos seis meses, Inter estreava no Brasileirão com vitória. Time daquele jogo é bem diferente do atual Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/02/2021 04h00

Seis meses atrás, em 8 de agosto, o Internacional venceu o Coritiba por 1 a 0 na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A escalação usada por Eduardo Coudet teve cinco jogadores que ainda seguem na equipe titular. A mudança em mais da metade da equipe confirma a transformação sofrida ao longo da competição por negociações, lesões e, claro, a troca de treinador no início de novembro.

Lomba, Cuesta, Moisés, Praxedes e Patrick começaram a partida no estádio Couto Pereira naquele sábado à noite. O quinteto faz parte do time considerado ideal na atualidade. As seis diferenças na escalação, comparando a primeira rodada e a equipe base atual, têm de tudo.

Saravia e Paolo Guerrero saíram jogando no Paraná, mas estão lesionados. Bruno Fuchs era titular, mas agora joga pelo CSKA, da Rússia. Lindoso e Marcos Guilherme perderam lugar na equipe. E Pottker foi negociado com o Cruzeiro.

É verdade que a escalação contra o Coritiba teve nomes pontuais na escalação. Edenilson, por exemplo, fazia parte do time ideal à época e não jogou. Tudo em razão da decisão de Coudet, que rodou o elenco depois de jogar partidas do Gauchão e Copa Libertadores. Mas as cinco trocas feitas também envolveram jogadores que não fazem parte dos planos agora (ou sequer estão no clube).

Ao longo do jogo em Curitiba, Boschilia e D'Alessandro entraram. O argentino assinou com o Nacional-URU e o meia-atacante se recupera de cirurgia no joelho. Zé Gabriel também foi a campo no decorrer do jogo, mas agora é suplente de Lucas Ribeiro. E Thiago Galhardo tem negociação avançada para se tornar jogador do Al Hilal.

De agosto para cá, o Inter deixou de ser o time que jogava com Paolo Guerrero para se tornar a equipe que viu Thiago Galhardo desequilibrar. Mais tarde, sem Coudet, o Colorado migrou para um jogo menos inventivo e mais prático. O holofote saiu de Galhardo e foi parar em cima de Yuri Alberto, mas com espaço para Edenilson voltar a brilhar.

Na prancheta, o 4-3-2-1 de Coudet deu lugar ao 4-2-3-1 de Abel Braga. As inversões constantes, de lateral para lateral, e a marcação pressão, deram espaço para um jogo com mais velocidade e cruzamentos.

Compare os times do Inter

Escalação do Internacional contra o Coritiba, na 1ª rodada do Brasileirão: Marcelo Lomba; Saravia, Bruno Fuchs, Víctor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Praxedes (Boschilia), Marcos Guilherme (Galhardo) e Patrick (D?Alessandro); William Pottker e Paolo Guerrero (Zé Gabriel).

Time base atual: Marcelo Lomba; Rodinei, Lucas Ribeiro, Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado, Praxedes, Edenilson, Patrick, Caio Vidal (Marcos Guilherme) e Yuri Alberto. O Inter volta a campo diante do Sport, quarta-feira (10), no estádio Beira-Rio. O jogo começa às 19h (horário de Brasília).