Topo

Fluminense

Calegari e Luiz Henrique comemoram 'ano especial': do sub-20 à Libertadores

Calegari e Luiz Henrique são jovens destaques do Fluminense na temporada - Lucas Mercon/Fluminense FC
Calegari e Luiz Henrique são jovens destaques do Fluminense na temporada Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/02/2021 13h02

No calendário, 2020 já é passado, mas no futebol brasileiro, ainda é presente. E a temporada foi também um presente para jovens como Calegari e Luiz Henrique, que começaram o ano no sub-20 e agora são titulares do Fluminense que mira a Libertadores.

Com a vaga praticamente garantida, o Tricolor agora foca seus esforços em conquistar um lugar na fase de grupos no Campeonato Brasileiro. Para isso, conta com a dupla entrosada dentro e fora de campo que vive um "momento especial": da Copinha à briga pela Libertadores.

"Começamos na Copinha, viemos para o sub-23, aí começou a pandemia e essa loucura. Fomos pegos de surpresa quando começamos a treinar com o profissional. Mas os mais experientes dão muita confiança para a gente evoluir, além do Odair e agora o Marcão. Foi um ano especial para a gente. Apesar da loucura, foi muito especial", declarou Calegari, que encontrou eco nas palavras de Luiz Henrique:

"Fico feliz porque aconteceu tudo muito rápido na minha vida. Sempre venho trabalhando firme no dia a dia para dar meu melhor. É continuar assim para pegar essa Libertadores e seguir atuando muito bem", disse o atacante.

Os dois começaram devagar. Da reserva à titularidade, obtiveram destaque rapidamente no Brasileirão. Se Luiz Henrique já marcou dois gols, incluindo o da vitória sobre o Bahia na última semana, Calegari ainda não balançou as redes, mas figura no top-5 em categorias defensivas e ofensivas na lateral-direita, que nem é sua posição de origem. Volante, ele tem sido um dos melhores do setor na competição.

"Estou conseguindo desenvolver uma ótima parte defensiva, principalmente ajudando companheiros a não levar gols. Bate a ansiedade de fazer gol, maior sentimento do futebol. Tem que controlar, porque pode atrapalhar, mas claro que tenho muita vontade. O mais importante é ajudar o Fluminense", destacou.

Com 56 pontos e na quinta posição, o Flu completará uma semana de descanso e treinos antes de enfrentar o Atlético-MG, na quarta (10), às 21h30, no Maracanã. Uma vitória sobre adversário direto na luta por uma vaga na Libertadores pode significar a entrada no G4, pressionando o São Paulo, que vive má fase apesar da quarta colocação. Tímido fora de campo, Luiz Henrique foi sucinto ao projetar o jogo

"O time trabalhou muito na semana. Espero fazer um bom jogo contra o Atlético-MG, e se Deus quiser vamos sair com a vitória", disse.

Em campo, entretanto, o jovem tem chamado a atenção: marcou dois gols e deu uma assistência na fase invicta de quatro jogos do Tricolor. Um dos integrantes da "geração de ouro" de Xerém que já revelou Marcos Paulo e João Pedro, o ponta tem seguido conselhos de Fred para balançar as redes.

"Na base joguei muito pela ponta-esquerda, me sentia mais confiante por ali. Mas em qual posição o Marcão me colocar vou dar meu melhor para o Fluminense. Procuro sempre trabalhar para evoluir. Converso muito com o Fred, que pede para eu jogar mais perto dele, entrar mais na área. Contra o Bahia, ele falou e deu certo. Espero aparecer mais na área e fazer mais gols", destacou.

O foco dos dois, além do Flu, está na seleção brasileira. Convocados recentemente para o time sub-20 da amarelinha, comandado por André Jardine, eles estão de olho nas Olimpíadas.

"Temos que trabalhar firme e desempenhar o melhor possível no Fluminense que as coisas vão aparecer. Estar na seleção brasileira sub-20, olímpica ou principal é um sonho para todo mundo. Se tiver convocação vai ser muito bom, ficaremos muito felizes. Até o sub-17 eu era convocado como volante. Minha primeira convocação como lateral-direito foi agora no sub-20. Deixo isso nas mãos do treinador. Me sinto confiante na lateral e no meio de campo. Estou a temporada toda jogando como lateral, mas nunca vou descartar a posição de origem. Se tiver chances no meio, vou procurar ajudar da mesma maneira", disse Calegari.

Confira mais respostas de Luiz Henrique e Calegari na coletiva:

Fluminense