Topo

Fluminense

Egídio vence disputa e vê boa fase; Flu está invicto há 7 jogos com lateral

Invicto a sete jogos, Egídio voltou a jogar bem e venceu disputa na lateral do Fluminense - Mailson Santana/Fluminense FC
Invicto a sete jogos, Egídio voltou a jogar bem e venceu disputa na lateral do Fluminense Imagem: Mailson Santana/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/02/2021 04h00

O Fluminense vive boa fase no Campeonato Brasileiro, e até os jogadores mais criticados aproveitam o momento. Depois de ser barrado, o lateral-esquerdo Egídio retomou o status de titular e voltou a jogar bem pelo Tricolor, que não perde com ele em campo desde setembro.

São sete jogos de invencibilidade do Flu com o jogador de 34 anos no onze inicial. A última derrota foi para o Atlético-GO, na dolorosa eliminação tricolor na Copa do Brasil. De lá para cá, foram quatro vitórias e três empates.

O experiente lateral virou alvo de críticas no Tricolor em alguns momentos da temporada, principalmente após o retorno do futebol, paralisado por conta da pandemia de coronavírus.

Logo no primeiro compromisso do Fluminense pelo Campeonato Carioca na volta, Egídio foi expulso em um lance de imprudência, além de ter falhado em momentos decisivos como a final do Estadual, contra o Flamengo. Para piorar, viu o reserva Danilo Barcelos, que acabara de ser contratado, acumular oito jogos de invencibilidade e boas atuações na lateral-esquerda.

Apesar das críticas, os números de Egídio na temporada são bons: o experiente defensor lidera o time em assistências no Brasileirão, com cinco, além de quatro jogos sem tomar gols — três delas na sequência de vitórias que vive a equipe de Marcão na competição. Desde que voltou ao time titular, nos últimos quatro jogos, Egídio já deu dois passes para gol e acumulou 13 desarmes, liderando a equipe no período.

No SofaScore, principal site de estatísticas avançadas do futebol brasileiro, ele tem a segunda melhor nota do Tricolor na temporada, apenas um décimo atrás de Nenê, artilheiro do Fluminense no período com 20 gols.

Com Egídio como titular, o Fluminense enfrenta o Atlético-MG, na quarta (10), às 21h30, no Maracanã. Praticamente garantido na próxima Libertadores, o Tricolor briga por uma vaga na fase de grupos da competição, tentando evitar o mata-mata na segunda fase, onde enfrentaria o Ayacucho (PER) ou o Deportivo Lara (VEN).

Fluminense