Topo

Fluminense

Projeto, jovens e carinho: Roger Machado está bem perto do Flu para 2021

Roger Machado está próximo de ser anunciado pelo Fluminense para 2021 - Thiago Ribeiro/AGIF
Roger Machado está próximo de ser anunciado pelo Fluminense para 2021 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/02/2021 18h44

Praticamente certo na próxima Libertadores, o Fluminense deve ter um novo comandante em 2021. Ex-jogador marcante do clube, Roger Machado está bem próximo de um acerto com o Tricolor no mercado da bola. O técnico tem conversas adiantadas e deve assinar por dois anos com o Flu após o fim do Campeonato Brasileiro.

A preferência do Fluminense por Roger Machado já havia sido noticiada pelo "Netflu", e o "ge" informou sobre a proximidade do acerto. As informações foram confirmadas pelo UOL Esporte.

O treinador de 45 anos é um namoro antigo do Flu antes mesmo da gestão de Mário Bittencourt, já que era o preferido do ex-presidente Pedro Abad já em sua eleição em 2016. Depois disso, chegou a ser procurado em outras duas oportunidades pelo clube, mas por força de compromissos já assumidos, recusou os convites.

Amigo do presidente desde os tempos de jogador, Roger tem conversado diariamente com o mandatário e gostou do projeto apresentado pelo clube. Assim que o Tricolor se aproximou de sacramentar sua vaga na próxima Libertadores, o treinador voltou a ser procurado. Apesar de sondagens de outros clubes do Brasil e do futebol do Japão, o Fluminense é o favorito e o destino provável do técnico em 2021.

Autor do gol do título da Copa do Brasil de 2007, o ex-defensor do Flu gostou do que ouviu nas tratativas. Além do carinho que possui pelo clube — onde disputou 123 jogos e balançou as redes em 10 oportunidades entre 2006 e 2008 e encerrou sua carreira —, Roger tem o desejo de comandar jovens, e está seduzido pela possibilidade de treinar um elenco repleto de moleques de Xerém. Ele também possui ótima relação com Fred, grande líder do elenco.

O contrato seria assinado até o fim da gestão de Mário Bittencourt no clube, ou seja, até o fim de 2022. Hoje efetivado, Marcão deve voltar ao cargo de auxiliar permanente e técnico do sub-23. Como treinador, ele possui três títulos estaduais: Campeonato Mineiro de 2017 pelo Atlético-MG e o bicampeonato baiano, em 2019 e 2020. Seu último trabalho foi no Bahia, de onde acabou demitido em setembro de 2020 após 16 meses à frente da equipe.

Fluminense