Topo

Manchester United

Federação uruguaia pede revisão de punição a Cavani: 'Injustiça flagrante'

Edinson Cavani, durante estreia pelo Manchester United, contra o Chelsea - Pool via REUTERS/Oli Scarff
Edinson Cavani, durante estreia pelo Manchester United, contra o Chelsea Imagem: Pool via REUTERS/Oli Scarff

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/01/2021 19h42

A Federação Uruguaia de Futebol (AUF) saiu em defesa do atacante Edinson Cavani. A entidade pediu a revisão da suspensão do atacante do Manchester United na Inglaterra — o jogador pegou três jogos de gancho por má conduta nas redes sociais após ter sido acusado de uso de termo racista.

Em nota oficial, a AUF manifestou apoio ao atleta e argumentou que a punição desconsidera "os critérios mais elementares de contextualização cultural e sentido das expressões feitas na língua espanhola". Cavani foi suspenso pela Federação Inglesa (FA) após agradecer um amigo utilizando a expressão "Obrigado, negrito".

"Em nosso espanhol, que difere muito do espanhol falado em outras regiões do mundo, os apelidos negro / a ou negrito / a são usados assiduamente como expressão de amizade, afeto, proximidade e confiança, e de forma alguma se referem de forma depreciativa ou discriminatória à raça ou cor da pele de quem é mencionado", diz a nota da AUF.

"(...) É relevante que também se leve em conta que a gratidão de Cavani, que deu início a esta confusão, foi dirigida a um uruguaio, que também é seu amigo íntimo e por isso conhece e compartilha sua maneira de falar. Portanto, é claro que o processo que levou à sanção de Edinson Cavani sofreu com a consideração dessa análise elementar e acaba consagrando uma injustiça flagrante que fere a moral de uma pessoa impecável", acrescenta.

Mais cedo, a Associação de Futebolistas do Uruguai (AFU) já havia se manifestado sobre o tema e acusou a FA de discriminação contra os uruguaios. Jogadores como Luis Suárez e Diego Godín também se posicionaram em apoio ao companheiro de seleção.

Antes disso, a Academia de Letras do Uruguai classificou a punição a Cavani como "ignorante" e reiterou que o termo "negrito" é um tratamento afetuoso na variante do espanhol usado no país.

Leia a nota oficial da AUF na íntegra:

A Federação Uruguaia de Futebol deseja expressar sua solidariedade e absoluto apoio a Edinson Cavani nesta conjuntura adversa em que está envolvido.

Conhecemos o jogador, mas muito especialmente conhecemos o ser humano desde a adolescência, em sua passagem pelas categorias de base. Somos testemunhas de sua nobre alma. Nós o vimos crescer em direção à glória e voltar sempre e sempre sendo o mesmo de sempre, simples, solidário, humilde.

Edinson é uma pessoa de moral e ética impecáveis, um ser de temperamento calmo e sensibilidade solidária.

A análise do fato que deu origem ao processo disciplinar e à sanção imposta, tem merecido a rejeição unânime da mesma por aqueles que aplicam os critérios mais elementares de contextualização cultural e sentido das expressões feitas na língua espanhola.

Em nosso espanhol, que difere muito do espanhol falado em outras regiões do mundo, os apelidos negro / a ou negrito / a são usados assiduamente como expressão de amizade, afeto, proximidade e confiança, e de forma alguma se referem de forma depreciativa ou discriminatória à raça ou cor da pele de quem é mencionado.

A Academia Nacional de Letras do Uruguai o expressa com absoluta clareza em sua declaração formalmente emitida , explicitando, entre outros argumentos, o seguinte:

"Na variedade do espanhol no Uruguai, por exemplo, entre casais e amigos, entre pais e filhos, pode-se ouvir e ler formas como gordis, gordito, negri, negrito / a. Na verdade, a pessoa que se atende com esses vocativos não precisa ter excesso de peso e nem pele escura para recebê-los ".

É relevante que também se leve em conta que a gratidão de Cavani, que deu início a esta confusão, foi dirigida a um uruguaio, que também é seu amigo íntimo e por isso conhece e compartilha sua maneira de falar.

Portanto, é claro que o processo que levou à sanção de Edinson Cavani sofreu com a consideração dessa análise elementar e acaba consagrando uma injustiça flagrante que fere a moral de uma pessoa impecável.

Com base nessas considerações, a Federação Uruguaia de Futebol insta a FA a rever a sanção a Edinson Cavani. Estamos convencidos, pelo nosso profundo conhecimento de sua pessoa e pela análise do fato, que você não é digno dela ou do conseqüente dano moral.

Não obstante o acima exposto, a AUF deseja expressar o seu compromisso inabalável na luta contra o racismo e todas as formas de discriminação conhecidas contra pessoas, grupos humanos, grupos ou nações. Em todas essas lutas, ademais, tanto nosso futebol uruguaio quanto nosso país foram pioneiros no mundo desde os tempos em que ainda vigoravam regimes opressores de liberdade e dignidade humana. Em nossa área, além disso, os princípios e valores que sustentam essa luta estão incorporados na formação de jogadores e pessoas, e Edinson Cavani foi formado neles.

Manchester United