Topo

Academia de letras uruguaia critica punição a Cavani por suposta publicação racista

Cavani foi suspenso por três jogos pela FA - MIKE HEWITT/AFP
Cavani foi suspenso por três jogos pela FA Imagem: MIKE HEWITT/AFP

01/01/2021 19h34

A Academia de Letras do Uruguai classificou hoje como "ignorante" e uma "grave injustiça" a punição de três jogos recebida pelo atacante Edinson Cavani, do Manchester United, aplicada pela Football Association (FA), entidade máxima do futebol inglês, por conta do uso do termo "negrito" para se referir a um seguidor em uma postagem numa rede social. O termo foi interpretado pela FA como racista.

"As referências a qualidades físicas, morais ou pessoais de outras pessoas são usadas em todas as línguas do mundo para a criação de vocativos, ou seja, expressões para tratar os outros. Em alguns contextos, têm um teor negativo e muitas vezes os mesmos termos podem ser considerados afetuosos ou amigáveis ", justificou a Academia em comunicado.

"Na variedade do espanhol no Uruguai, por exemplo, entre casais e amigos, entre pais e filhos, você pode ouvir e ler formas como 'gordis, gordito, negri, negrito / a'. Na verdade, a pessoa a quem se trata com esses vocativos não precisa ser obesa ou negra para recebê-los ", acrescentou.

Em resposta a uma mensagem de parabéns enviada por um seguidor no Instagram, após marcar dois gols na vitória do Manchester United sobre o Southampton, pelo Campeonato Inglês, Cavani escreveu "Obrigado, negrito".

O uruguaio deletou a mensagem minutos depois e se desculpou. O Manchester United o defendeu, explicando que o termo era usado com um sentido amigável e que na América do Sul tinha uma conotação diferente.

Porém, a FA considerou a mensagem uma violação do regulamento e suspendeu o atacante na por três jogos com uma multa de 100.000 libras esterlinas (111 mil euros / 137.800 dólares).

"O uso do vocativo 'negrito' por Cavani para se dirigir a 'pablofer2222', fã do jogador de futebol, tem esse tipo de teor afetuoso: pelo contexto em que foi escrito, a pessoa a quem foi dirigida e a variedade do espanhol utilizada, o único valor que pode ter o termo 'negrito' - e em particular pelo seu diminutivo - é o afetivo", defendeu a Academia.