Topo

Santos

Santos discute organograma para ser aprovado no Conselho antes de contratar

Andrés Rueda, presidência eleito do Santos, assume a partir de 1º de janeiro de 2021.  - Reprodução
Andrés Rueda, presidência eleito do Santos, assume a partir de 1º de janeiro de 2021. Imagem: Reprodução

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/12/2020 04h00

A nova diretoria do Santos tenta antecipar o planejamento de 2021 da maneira que pode, já que o presidente eleito Andrés Rueda e companhia ainda não assumiram o clube. Hoje, o clube segue comandado por Orlando Rollo. Enquanto não pode acessar todos os departamentos 100%, a nova diretoria discute o organograma para o próximo triênio.

Até que o "formato" seja definido, a diretoria santista não falará sobre nomes - os contratados para os respectivos cargos. O que está decidido até o momento é que José Renato Quaresma será o "homem forte" do futebol na gestão de Andrés Rueda nos próximos três anos. Ele será o representante do Comitê Gestor no futebol. A nova diretoria assume a partir de 1º de janeiro de 2021.

No organograma, o clube paulista pode manter os cargos de diretor e gerente de futebol, que deverão se reportar diretamente a Quaresma. Atualmente, o futebol santista tem direção técnica de Jorge Andrade e superintendência de Felipe Ximenes. Ambos não tiveram a sua permanência garantida, nem descartada.

Quaresma e os membros do Comissão Gestor estudam a formação do departamento de futebol. A nova cúpula santista ainda definiu os cargos - se haverá superintendente, diretor, coordenador, gerente, do profissional, categorias de base, feminino, entre os outros.

O grupo deve definir nos próximos dias o departamento de futebol, já que o organograma precisa ser aprovado pelo Conselho Deliberativo na primeira reunião de 2021.

Além de Quaresma no futebol, o Comitê Gestor conta com Dagoberto Oliva, que ficará responsável pelo financeiro. Ele contará com a ajuda do vice-presidente José Carlos de Oliveira nesta função, além dos processos no Conselho Deliberativo. Walter Schalka em negociações, José Berenguer com a captação de negócios, enquanto Rafael Leal no patrimônio, e Ricardo Campanaro e Vitor Sion, no marketing.

Vale ressaltar que o grupo trocará experiências em seus setores designados, trabalhando todos juntos em prol do Santos.

Santos