Topo

Santos

Cuca prepara Santos contra o Ceará com risco de despedida de zaga ideal

Lucas Veríssimo está perto de se despedir do Santos. Zagueiro tem oferta do Benfica no mercado da bola - Ivan Storti
Lucas Veríssimo está perto de se despedir do Santos. Zagueiro tem oferta do Benfica no mercado da bola Imagem: Ivan Storti

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

25/12/2020 04h00

O Santos encaminhou a venda de Lucas Veríssimo para o Benfica, de Portugal, por 6,5 milhões de euros (R$ 41,3 milhões na cotação atual). A saída do jogador para a Europa representa o fim da dupla de zaga ideal na Vila Belmiro — o camisa 28 ao lado de Luan Peres.

O time paulista entrará em campo neste domingo (27), na Vila Belmiro, contra o Ceará, pela 27ª rodada do Brasileirão. No jogo que pode representar a despedida de Veríssimo, Cuca terá a opção de testar uma nova formação na defesa, visando a partida de ida da semifinal da Libertadores, marcada para 6 de janeiro, contra o Boca Juniors, em Buenos Aires (ARG).

O comandante tem outras quatro opções para o setor em seu elenco. Alex, Laércio, Luiz Felipe e Wagner são possibilidades para a função nos jogos que serão disputados a partir de janeiro de 2020. Em outras oportunidades, o volante Jobson surgiu como uma alternativa para a função e atuou improvisado. Esta, porém, não deve ser a opção da comissão técnica para o futuro.

Em dificuldade financeira e com uma punição de transfer ban da Fifa — proibição de registrar atletas —, o Santos não poderá ir ao mercado da bola para buscar uma reposição após a saída de Lucas Veríssimo para o futebol português.

Cuca, portanto, terá a responsabilidade de encontrar o substituto de seu principal zagueiro no próprio elenco. Os possíveis substitutos, citados anteriormente, se dividem em relação às utilizações. Alex é o único que ainda não teve uma oportunidade.

Luiz Felipe foi quem mais atuou no ano, somando 1.470 minutos. O segundo com mais chances até aqui é Wagner Leonardo, que contabiliza 437 minutos jogados pela equipe. Laércio Soldá esteve no gramado por 287 minutos.

Santos