Topo

Gestão de Rueda no Santos quer valorizar Pelé e resgatar ligação com cidade

Andrés Rueda venceu as eleições do Santos com tranquilidade, com 48,4% dos votos - Pedro Ernesto Guerra Azevedo
Andrés Rueda venceu as eleições do Santos com tranquilidade, com 48,4% dos votos Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo

Samir Carvalho

Do UOL, em São Paulo

24/12/2020 04h00

A nova gestão do Santos, que será presidida nos próximos três anos por Andrés Rueda, quer valorizar mais sua relação com Pelé, o maior jogador da história do clube e também do futebol mundial, e reparar a relação com a cidade de Santos. Andrés e companhia já estudam alguns projetos envolvendo o clube com o do Rei do Futebol e a cidade do litoral paulista.

Inicialmente, o Santos quer realizar uma espécie de torneio que levará a marca Pelé. O clube alvinegro se inspira em times da Europa, como o Barcelona, da Espanha, por exemplo, que realiza o Troféu Joan Gamper. Andrés Rueda já definiu até o nome do torneio: Copa Pelé. A ideia é que o Santos realize no país em todo início de temporada um amistoso contra um clube de tradição da Europa.

Outras homenagens para Pelé já estão sendo estudadas pela diretoria do Santos. O grupo que assumiu o alvinegro praiano pretende "honrar" mais o seu principal ídolo.

Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte em 2017, Pelé revelou que pagava mensalmente pelo seu camarote na Vila Belmiro.

"Quase não falo, mas vou falar. Eu não saí do Santos porque eu não quis, pois tinha proposta de todo mundo. Eu tenho camarote ali, você sabe que eu pago até hoje o camarote. Qualquer lugar do mundo os caras me dariam camarote. Eu pago mensalmente e procuro não atrasar. Nuca chegaram e falaram: 'fica de presente por tudo que fez'. Não gosto de falar, mas só para lembrar, pois as pessoas não têm conhecimento", disse Pelé na época.