Topo

Cuca vê futuro incerto no Santos, mas é o preferido do novo presidente

Técnico Cuca é o principal responsável pelo sucesso do Santos nesta temporada - Liamara Polli - Pool/Getty Images
Técnico Cuca é o principal responsável pelo sucesso do Santos nesta temporada Imagem: Liamara Polli - Pool/Getty Images

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

22/12/2020 04h00

O técnico Cuca, principal responsável pelo sucesso do Santos na temporada, não sabe se permanece no clube paulista em 2021. O treinador admite o futuro incerto, principalmente, para pessoas próximas. O treinador tem contrato com o Alvinegro praiano até o fim de fevereiro, quando se encerrará o Campeonato Brasileiro.

Cuca não tem projeção de renovação. O treinador está focado apenas em ser campeão da Copa Libertadores — o Peixe já está garantido na semifinal e encara o vencedor do duelo argentino entre Racing e Boca Juniors. O treinador entende que futebol é muito dinâmico e até injusto. Ele sabe que resultados negativos podem mudar o seu patamar radicalmente no clube em pouco tempo.

Apesar de não saber se fica no Santos, Cuca é o favorito da nova diretoria do Peixe para comandar o time em sua gestão. O presidente recém-eleito Andrés Rueda entende que Cuca tem o perfil ideal. O treinador agrada como profissional, e também financeiramente. O novo mandatário é totalmente contra a salários astronômicos aos treinadores e criticou publicamente a antiga gestão por trazer o argentino Jorge Sampaoli por conta dos valores.

Segundo apurou o UOL Esporte, além do esquema tático, Cuca é bastante elogiado internamente por conta de sua gestão com os atletas. O treinador tem o "grupo na mão e fechado", termos utilizados no futebol para definir a boa liderança do técnico sobre os atletas.

Além disso, Cuca agrada porque atende aos requisitos do novo presidente: ele gosta que seu time seja ofensivo, não prioriza medalhões, aproveita os jovens das categorias da base e, principalmente, é considerado um técnico parceiro, que entende a situação atual do clube.

A nova diretoria exalta o fato de Cuca não cobrar grandes reforços, pois entende que a saúde financeira do Santos não é compatível no momento com contratações de jogadores renomados, pois costumam ser caros.

Cuca e Andrés Rueda já fizeram reuniões on-line para iniciar o processo de renovação. As conversas estão no início, mas as duas partes acreditam que o desfecho pode ser a continuação do trabalho.