Topo

Palmeiras

Aposta do Palmeiras com Abel, Scarpa chegou a alinhar saída do clube

Gustavo Scarpa comemora o gol pelo Palmeiras após chegada de Abel Ferreira - Cesar Greco
Gustavo Scarpa comemora o gol pelo Palmeiras após chegada de Abel Ferreira Imagem: Cesar Greco

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

23/12/2020 04h00

Agora titular do Palmeiras de Abel Ferreira, Gustavo Scarpa esteve muito perto de deixar o clube no mercado da bola. Pouco aproveitado pelo técnico anterior — Vanderlei Luxemburgo —, o meio-campista conquistou a predileção do novo comandante e se tornou peça importante do time. Não à toa, deve estar entre os escalados para o jogo de hoje (23), diante do América-MG, pela ida da semifinal da Copa do Brasil.

Nas dez vezes que jogou como titular, sete foram sob o comando do português, que ainda o utilizou em três ocasiões como suplente. Após a chegada do treinador à Academia de Futebol, o jogador de 26 anos ganhou moral e passou a ser tratado como figura indispensável no plantel. Neste período, ele ainda fez dois gols e deu três assistências para os companheiros.

A sua participação com o antecessor de Abel Ferreira foi mais escassa. Sem espaço com Luxemburgo, foi menos utilizado como titular — fez apenas três jogos desde o início e 14 saindo do banco de reservas. Neste período, marcou uma vez e deu apenas dois passes para que os colegas estufassem as redes adversárias. O rendimento abaixo do esperado com o ex-comandante fez com que a sua saída fosse cogitada.

O Palmeiras chegou a receber propostas por Gustavo Scarpa. Al-Nassr, da Arábia Saudita, e Trabzonspor, da Turquia, fizeram ofertas para levá-lo no mercado da bola. Entretanto, ambos não chegaram ao pedido dos paulistas, que gastaram cerca de 6 milhões de euros (R$ 24 milhões à época) para contratá-lo em 2018. O Atlético-MG chegou a monitorá-lo a fim de reforçar o elenco comandado por Jorge Sampaoli, mas não apresentou uma oferta.

Sem espaço com a comissão técnica anterior, o próprio jogador mostrou a intenção de sair do clube e alinhou sua ideia com o alviverde. Contudo, teve que ficar após o Palmeiras não chegar a um acordo com os interessados.

"O meu empresário tinha me avisado de algumas propostas. E eu tinha conversado com o Palmeiras, que talvez fosse melhor para todo mundo. Mas não chegaram a um valor final, e eu acabei permanecendo. Mas hoje eu só agradeço, tem sido muito bom para mim permanecer aqui no Palmeiras, tive um crescimento profissional gigante e estou muito feliz de novo aqui", disse Gustavo Scarpa em entrevista à ESPN Brasil.

"O departamento de futebol sabia da proposta por mim, e eu sabia do interesse do Palmeiras em me negociar. Importante é que não aconteceu. Já passou, agora é pensar nas decisões que tenho no Palmeiras neste final de ano agitado e torcer para que a gente não se acomode e vamos em busca dos títulos possíveis", completou.

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS x AMÉRICA-MG
Motivo: ida da semifinal da Copa do Brasil 2020
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 23 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e José Eduardo Calza (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Assistentes do VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa/RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)

PALMEIRAS: Weverton; Gabriel Menino, Luan, Gustavo Gómez e Matías Viña; Danilo, Zé Rafael (Marcos Rocha) e Raphael Veiga; Gustavo Scarpa, Gabriel Veron e Rony. Técnico: Abel Ferreira

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Daniel Borges, Messias, Anderson e Sávio (João Paulo); Flávio (Zé Ricardo), Geovane e Juninho; Felipe Azevedo, Rodolfo e Ademir. Técnico: Lisca

Palmeiras