Topo

Palmeiras

Rony muda posicionamento e vira o artilheiro do Palmeiras de Abel Ferreira

Rony comemora gol pelo Palmeiras em jogo da Copa Libertadores - Duda Bairros/Conmebol
Rony comemora gol pelo Palmeiras em jogo da Copa Libertadores Imagem: Duda Bairros/Conmebol

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

22/12/2020 12h00

Sob a batuta de Abel Ferreira, técnico que chegou ao Palmeiras no início de novembro, Rony mudou o seu posicionamento. Agora responsável por ser a referência do ataque, o jogador cresceu e passou a render mais com as cores do clube.

O novo treinador tem dez jogos à frente da equipe. Neste período, utilizou Rony em oito oportunidades. O atacante marcou cinco vezes e se tornou o artilheiro da equipe sob a batuta do português.

Agora atuando como centroavante, o atleta de 25 anos deixou a sua marca em quatro jogos distintos. Ele balançou as redes de Delfín, Athletico-PR (duas vezes), Bahia e Libertad. O bom futebol o transformou em figura crucial para o Verdão de Abel Ferreira.

Não à toa, foi poupado no último fim de semana, quando o Palmeiras perdeu por 2 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio. A intenção do técnico é que Rony esteja à disposição e 100% para o jogo de amanhã (23), às 21h30 (de Brasília), pela ida da semifinal da Copa do Brasil. O atacante deve seguir como a referência ofensiva diante do América-MG, no Allianz Parque.

Recentemente, o jogador chegou a dizer que o português faz diferença no rendimento da equipe: "O Abel vem fazendo a diferença para a gente. Ele passa muita confiança, deixa a gente bem à vontade para trabalhar, para jogar bem. Ele conversa muito com os jogadores, passa confiança, entende a importância de cada campeonato. Por isso, estamos brigando nas três competições [Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão]. A confiança que ele passa é o diferencial", disse à TV Band.

"Cada treinador tem um formato de jogar, de usar a equipe. O Vanderlei [Luxemburgo] tinha um formato diferente do atual e não estava funcionando, infelizmente. O Abel chegou, mudou e está dando certo. Uma dá certo, outra não. Treinador também erra, assim como os jogadores", acrescentou.

De fato, a presença de Abel Ferreira tem sido um diferencial para Rony no Palmeiras. Sob a batuta do treinador, ele fez cinco gols em oito partidas. Antes disso, disputou 21 jogos e balançou as redes somente em três oportunidades.

Veja os goleadores do Palmeiras sob a batuta de Abel Ferreira:

Rony - 5 gols
Gabriel Veron - 4 gols
Raphael Veiga - 3 gols
Gustavo Scarpa - 2 gols
Patrick de Paula - 2 gols
Gabriel Menino - 2 gols
Zé Rafael - 1 gol
Willian - 1 gol
Danilo - 1 gol
Luiz Adriano - 1 gol

Palmeiras