Topo

Botafogo

Botafogo confia em 'mudança de postura' com Barroca na luta contra a queda

Jogadores do Botafogo celebram gol sobre o Internacional, no Beira-Rio, em duelo pelo Brasileiro - Vitor Silva/Botafogo
Jogadores do Botafogo celebram gol sobre o Internacional, no Beira-Rio, em duelo pelo Brasileiro Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

15/12/2020 04h00

Em meio à crise e na lanterna do Campeonato Brasileiro, a diretoria do Botafogo aposta em uma mudança de postura do elenco para conseguir uma sequência até então inédita na competição para se manter vivo na luta contra o rebaixamento. Para isso, aposta na chegada do técnico Eduardo Barroca.

A equipe alvinegra, com 20 pontos no torneio, tem pela frente uma sucessão de partidas que são apontadas como cruciais nesta briga: Coritiba (sábado, dia 19), Corinthians (27), Athletico (6/01) e Vasco (10/01).

Destes adversários, apenas o Timão encontra-se mais desgarrado da degola, com 33 pontos. Athletico (28), Vasco (25), e Coritiba (21) ainda estão na luta para escapar da queda à Série B, o que faz a importância dos confrontos ser ainda maior, uma vez que se tornam adversários diretos.

A missão, porém, não será das mais fáceis diante do desempenho na atual edição do Brasileiro. Até aqui, o Alvinegro conquistou apenas três triunfos, contra Atlético-MG, Palmeiras e Sport.

Uma aposta da cúpula é a mudança de clima com a chegada de Eduardo Barroca. Há o entendimento de que o treinador "ganhou o vestiário" e fez com que o elenco já demonstrasse uma outra postura no jogo com o Internacional, no último sábado (12), apesar do resultado negativo no Beira-Rio.

Barroca iniciou o trabalho junto ao grupo de forma mais efetiva no dia 10 deste mês. Anunciado no fim de novembro como substituto do argentino Ramón Díaz, que nem sequer estreou, ele testou positivo para Covid-19 e teve de ficar um período afastado para cumprir o isolamento. Desta forma, foi impedido de comandar a equipe nas derrotas para Flamengo e São Paulo.

Recuperado, fez a estreia à beira do gramado contra o Colorado. Antes mesmo da partida, em mensagem à torcida do Glorioso, indicou o que pediria aos jogadores.

"Temos ciência do momento que estamos passando, mas com muito trabalho, dedicação, mudança de hábito... A gente precisa dar uma resposta imediata. Então, dentro dessa conversa que tive com todo o grupo, espero que já no jogo contra o Internacional a gente tenha a possibilidade de iniciar uma reviravolta", falou Barroca, em vídeo divulgado pela Botafogo TV.

Botafogo