Topo

Santos

Covid-19 desmontou tática de Cuca para parar Bruno Henrique em Fla x Santos

Bruno Henrique em ação pelo Flamengo contra o Santos - André Mourão/FOTO FC/UOL
Bruno Henrique em ação pelo Flamengo contra o Santos Imagem: André Mourão/FOTO FC/UOL

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

14/12/2020 04h00

O atacante Bruno Henrique, ex-Santos e atualmente no Flamengo, foi o principal responsável pela goleada da equipe carioca por 4 a 1 sobre o Peixe ontem (13), no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão. O técnico Cuca tinha armado uma estratégia para parar o jogador, mas não pôde executá-la.

Cuca treinou durante a semana com o volante Vinicius Balieiro, jovem que subiu recentemente das categorias de base para o profissional, na lateral direita, setor onde Bruno Henrique jogaria.

A posição não é estranha para Balieiro. Ele também fazia a lateral direita nas categorias de base e chegou a jogar uma Copa São Paulo de Futebol Jr dessa forma pelo Peixe. Além disso, Cuca ainda escalaria o lateral-direito de origem Madson como ponta direita para ter mais poder de marcação pelo setor, além de saída em velocidade.

Mas, curiosamente, a mesma Covid-19 que deu a Balieiro a chance de se firmar no profissional, tirou dele a oportunidade de atuar no Maracanã. O jovem testou positivo para a doença na véspera do jogo e foi isolado. Assim, Madson jogou como lateral e Lucas Braga, que seria poupado, foi titular.

"Tínhamos o Vinicius Balieiro escalado como titular, com formação diferente. Ontem (Sábado) à noite fiquei sabendo que estava impossibilitado de jogar. Muda muito. Balieiro iria numa função diferente, como lateral-direito como fazia na base. Meias do Flamengo jogam abertos para flutuar quando têm a bola na parte defensiva. Trabalhamos bem e perdemos Balieiro. E isso dificultou mais nosso trabalho."

Cuca preservou a maioria dos titulares no duelo contra o cariocas, e não se arrepende, pensando na partida contra o Grêmio, nesta quarta-feira, às 19h15, pelas quartas de final da Copa Libertadores. O Peixe tem a vantagem do empate por 0 a 0 após igualdade em 1 a 1 em Porto Alegre na última semana.

Santos