Topo

Santos

Santos: Após goleada do Flamengo, Cuca não se arrepende de poupar titulares

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

13/12/2020 19h02

O Santos poupou quase todos seus titulares e acabou goleado pelo Flamengo por 4 a 1 na tarde de hoje, no Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão. O técnico Cuca não se arrepende da decisão tomada.

Para o comandante santista, mesmo com a equipe titular não havia garantia de pontuar no Rio de Janeiro, mas o desgaste maior seria certo e poderia prejudicar na decisão de quarta-feira, contra o Grêmio, pelas quartas de final da Libertadores.

"Responsabilidade desse jogo é do treinador, quem põe time em campo. Não me arrependo e faria de novo independentemente do placar. Preciso da melhor condição possível na quarta. Tivemos viagem, jogo desgastante hoje contra equipe que só está envolvida no Campeonato Brasileiro... Não tenho certeza de ganhar quarta, mas tenho certeza de desgaste menor. Temos que saber administrar essa derrota. Primeiro tempo foi quase igual, eles criaram e a gente também. Sofremos gol no fim. No segundo tempo sofremos dois gols em dois minutos. Se é uma equipe sem personalidade e poder de reação, toma seis ou sete. Nós equilibramos novamente, não sei se serve de consolo, mas o gol mais bonito do jogo foi nosso. Gol trabalhado. Eles tiveram dois de pênalti, outro em rebatida e um de cabeça", disse Cuca em entrevista coletiva após a derrota.

Cuca tinha armado uma estratégia específica para parar Bruno Henrique, principal nome da vitória carioca. No entanto, o técnico teve uma baixa de última hora que impossibilitou que a estratégia treinada fosse colocada em prática: Vinicius Balieiro ficou fora do duelo após testar positivo para Covid-19.

"Jogamos quarta, viajamos quinta. Treinamos na sexta e sábado. Trabalhei a equipe diferente do que foi hoje. Tínhamos o Vinicius Balieiro escalado como titular, com formação diferente. Ontem à noite fiquei sabendo que estava impossibilitado de jogar. Muda muito. Balieiro iria numa função diferente, como lateral-direito como fazia na base. Meias do Flamengo jogam abertos para flutuar quando têm a bola na parte defensiva. Trabalhamos bem e perdemos Balieiro. E isso dificultou mais nosso trabalho", explicou.

O Santos volta a campo nesta quarta-feira, às 19h15, para enfrentar o Grêmio, na Vila Belmiro, pelas quartas de final da Libertadores. O Peixe tem a vantagem do empate por 0 a 0 após a igualdade em 1 a 1 na primeira partida, em Porto Alegre.

Santos