Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Blogueiros analisam: "O que esperar do duelo Messi x Neymar na Champions?"

Messi e Neymar, antes de jogo do Barcelona, em foto de 2017 - Don EMMERT / AFP
Messi e Neymar, antes de jogo do Barcelona, em foto de 2017 Imagem: Don EMMERT / AFP

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/12/2020 16h00

O sorteio das oitavas de final da Liga dos Campeões foi realizado na manhã de hoje (14), na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. Entre os oito confrontos definidos, o que mais chamou a atenção foi o duelo entre Barcelona e Paris Saint-Germain.

A partida entre as duas equipes marca o reencontro de Lionel Messi e Neymar Jr., que fizeram história na equipe azul e grená ao lado do atacante Luis Suárez, mas que hoje cada um segue um novo caminho.

O clube catalão vive uma fase de reformulação: sem muitos reforços de peso, apostas em jovens jogadores e Lionel Messi como única grande referência do time comandado por Ronald Koeman. Já o PSG segue sonhando com a Champions, na temporada passada chegou à final, mas acabou perdendo para o Bayern de Munique.

Hoje, o time guiado por Neymar e Mbappé sonha em conquistar a principal competição europeia, já que nos torneios em território nacional é dominante.

Dessa forma, os blogueiros e colunistas do UOL Esporte foram questionados: "O que esperar do confronto entre PSG x Barcelona (e Neymar x Messi) nas oitavas da Liga dos Campeões?". Confira as respostas:

Um jogo de dois times que apostam em individualidades num esporte coletivo. Como hoje Messi anda sozinho (e meio desinteressado) no Barcelona e Neymar tem mais companheiros que podem desequilibrar, time francês leva vantagem". Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

Tem que esperar mesmo. Saber exatamente o que houve com Neymar, se a lesão é grave; saber o que Messi vai fazer da vida em janeiro - pode, inclusive, assinar contrato com o próprio PSG. Esperar para saber como estarão as equipes em fevereiro nessa temporada maluca. Mas em qualquer cenário o PSG parece mais pronto." André Rocha.

Leia o blog do André Rocha.

As duas equipes entram em campo torcendo pelo brilho de seus destaques individuais, já que estão longe de um futebol coletivo empolgante. Entre os espanhóis, a esperança é que Messi tenha um dia de protagonismo e que consiga resolver sozinho uma partida. Do outro lado, os franceses torcem por algo parecido, mas a esperança é brasileira e tem o nome de Neymar". Danilo Lavieri.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

Esperar Lionel Messi, quase solitariamente, lutando contra um time muito melhor que o dele". Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

Com Neymar em campo, o Paris é bastante favorito contra o Barcelona. A notícia de sua lesão, não tão grave, é um alívio para o PSG. Claro que até fevereiro muita coisa pode acontecer, mas o Barcelona tem um futebol pobre e sem perspectivas de melhoras. É capaz que em fevereiro Messi já tenha até pré-contrato assinado para sair, talvez com o próprio PSG! Hoje, o time de Paris é bem favorito". Julio Gomes.

Leia o blog do Julio Gomes.

Com Neymar saudável, PSG favorito contra um Barcelona em má fase e que depende da genialidade de Messi que também não vive seus melhores dias...". Marcel Rizzo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

É o encontro entre um time decadente e outro que não consegue ascender. Há duas diferenças a favor do PSG: Neymar está mais comprometido que Messi e Mbappé é um coadjuvante que o Barça não tem". Menon.

Leia o blog do Menon.

Espero que Neymar tenha condições de jogo. Infelizmente, assim como Pagão, grande ídolo de Chico Buarque, ele está ganhando fama de 'canela de vidro'. Mas o que sinto é que, com ou sem Neymar, o PSG passará pelo Barcelona. Não que o clube francês esteja voando. Mas acontece que, com Messi contrariado, a equipe da Catalunha tem se arrastado em campo". Milton Neves.

Leia o blog do Milton Neves.

O retrato de hoje, no momento do sorteio, é de um duelo com mais apelo do que qualidade. Atrai atenção pela história recente entre os clubes e pelo peso dos nomes envolvidos. Coletivamente, são dois times abaixo de um nível minimamente convincente na primeira parte da temporada. Em tese, isso tende a aumentar o foco nas grandes estrelas que podem desequilibrar. Fora as especulações envolvendo Messi e Neymar. Mas com o considerável tempo até fevereiro, o cenário pode mudar bastante, impactando na análise do momento e de um possível favoritismo na disputa". Rafael Oliveira.

Leia o blog do Rafael Oliveira.

Vai ser o encontro de dois dos mais incompetentes projetos futebolísticos do primeiro escalão da Europa. Barcelona e PSG torraram muita grana nas últimas temporadas, mas hoje têm times que dependem quase que exclusivamente dos brilhos individuais dos seus protagonistas. Messi é quem carrega o Barcelona nas costas. E Neymar, de vez em quando auxiliado por Mbappé, precisa fazer o mesmo serviço para os franceses". Rafael Reis.

Leia o blog do Rafael Reis.

Jogos extremamente parelhos. Se Neymar jogar, leve favoritismo para os franceses. Sem ele, Messi pode ser decisivo para os espanhóis". Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Vejo pequeno favoritismo do PSG, que apresenta um jogo coletivo melhor do que o do Barcelona neste momento. Neymar deve ser infernal contra o ex-clube. Messi é sempre esperança de jogadas geniais, mesmo não estando em seu auge. É ligar a televisão e esperar por brilhantes lances individuais dos dois lados". Ricardo Perrone.

Leia o blog do Ricardo Perrone.

PSG e Barcelona farão o jogo mais esperado e equilibrado das oitavas de final da Liga dos Campeões. Em relação ao valor de mercado de cada elenco, esse é o confronto mais parelho (888 milhões de euros do Barça contra 856 do PSG). Hoje, o time francês vive um momento melhor, apesar de ter começado mal na Champions e ter derrapado em alguns jogos da Liga Francesa. O Barcelona já perdeu nessa temporada para Real Madri, Atlético de Madri e Juventus e faz uma campanha ruim no Espanhol. Mas como os jogos serão em meados de fevereiro, muita coisa pode mudar ainda. Já o duelo entre Messi e Neymar será o primeiro entre eles por clubes depois da final do Mundial de 2011, quando o Barça goleou o Santos por 4 x 0. A fase de Neymar nessa temporada é melhor". Rodolfo Rodrigues.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.