Topo

Palmeiras

Willian detalha como se tornou uma "máquina" no Palmeiras

Willian comemora gol anotado pelo Palmeiras  - Amanda Perobelli - Pool/Getty Images
Willian comemora gol anotado pelo Palmeiras Imagem: Amanda Perobelli - Pool/Getty Images

Gabriela Chabatura

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2020 12h00

Quem analisa as estatísticas do Willian no Palmeiras se surpreende com tamanho fôlego durante a temporada. Apesar da pandemia da Covid-19 e todos seus reflexos também no futebol, o atacante encontrou no próprio corpo o recurso necessário para manter um rendimento constante e em alta performance.

"Eu sempre trabalhei de forma muito intensa, e as coisas sempre aconteceram. Quando as coisas não aconteceram, mantive minha cabeça boa, trabalhando. Seis anos atrás, consegui adquirir essa disciplina, essa consciência de fazer essa prevenção com o meu corpo, principalmente nas férias, para poder chegar bem."

Artilheiro isolado do Palmeiras na temporada, com 16 gols, o camisa 29 alcançou a marca de 200 jogos pelo clube no empate diante do Libertad, do Paraguai, pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. O atacante aponta a mudança na alimentação como grande responsável por manter a "máquina funcionando" sem interferências de lesões.

"O ano de 2017 foi quando eu, realmente, tive essa virada de chave com a disciplina alimentar que fez toda a diferença para mim. Isso me potencializou muito, fico muito feliz porque estou colhendo esses resultados. Não só pelos 200 jogos, mas também pela minha recuperação mais rápida, por me sentir bem, com mais disposição, me prevenindo de lesões. Tem muita coisa para comemorar e ressaltar. Sabemos que o futebol passa muito rápido. Com 34 anos, eu me sinto bem e até brinco que me sinto um menino ainda", brincou.

"Realmente, isso exige algumas renúncias. Sei que hoje eu tenho uma base, que é minha família que é minha prioridade e me dá toda a segurança para eu vir trabalhar. Eu sei que a máquina que produz tudo isso, para o futuro da minha família, é o meu corpo para ter esses bons resultados, esse reconhecimento dentro do clube, do torcedor, de ter um contrato melhor. É essa máquina que produz tudo isso, e eu tenho que cuidar dessa máquina. Tenho feito de tudo, principalmente neste ano com tantos jogos e problemas. Estou me cuidado bastante também para ter um ano tão especial sem nenhuma lesão", completou o atacante.

No fim de 2018, Willian passou por uma cirurgia para reconstruir o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficou seis meses sem jogar. O episódio deixou o palmeirense em alerta e ainda mais dedicado a minimizar as possíveis dores e lesões que poderiam surgir.

"Eu tive lesão no joelho, a probabilidade de sentir um incômodo muscular depois de uma cirurgia dessa é grande. Eu sofri um pouquinho por tudo aquilo que tem de histórico e, neste ano, consegui me cuidar mais ainda e colher isso. Fiquei dois jogos fora [no Brasileirão], fico feliz de ser uma peça importante para o clube, para meus companheiros. Espero manter esse cuidado fora, porque eu me preocupo muito para que isso venha a refletir não só nos treinamentos, mas principalmente nos jogos fazendo gols e ajudando o Palmeiras a vencer e conquistar os títulos", concluiu.

Palmeiras