Topo

Palmeiras

Blogueiros: parte física e desfalques ameaçam Palmeiras em mês de decisões

Gabriel Menino tenta a roubada de bola durante Libertad x Palmeiras - Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images
Gabriel Menino tenta a roubada de bola durante Libertad x Palmeiras Imagem: Nathalia Aguilar - Pool/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/12/2020 16h00

Ontem (8), o Palmeiras não repetiu as boas atuações das últimas partidas, jogou mal, e empatou em 1 a 1 contra o Libertad, no estádio Defensores del Chaco, no jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores.

Recentemente, a equipe comandada por Abel Ferreira sofreu com um surto de covid-19 no elenco, teve muitos desfalques e não conseguiu poupar atletas importantes que vinham em uma sequência de jogos muito grande.

Até o fim de dezembro, o Alviverde tem mais seis jogos: além da volta contra a equipe paraguaia, o time tem Bahia, Internacional e Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro e as duas partidas pelas semifinais da Copa do Brasil, contra o América-MG.

Com um mês decisivo pela frente, e brigando por três competições, os blogueiros do UOL Esporte foram questionados: "A queda de rendimento/desempenho do Palmeiras nos dois últimos jogos é normal ou preocupante?". Confira as respostas:

É preocupante porque vem com uma nítida queda física que pode cobrar caro, especialmente no mata-mata. As ideias estão lá, mas a execução piorou muito". André Rocha.

Leia o blog do André Rocha.

Normal. Futebol é sequência, e oscilações são normais em início de trabalho. Qualquer avaliação definitiva, seja com a empolgação de antes ou dos jogos de agora, é desserviço com o futebol". Andrei Kampff.

Leia o blog do Andrei Kampff.

Para mim, é nítido que a queda tem relação com o físico. O Palmeiras precisa poupar seus atletas neste sábado para priorizar o jogo da Libertadores na próxima semana. Como se não bastasse o excesso de jogos, o time teve um surto de covid e isso certamente atrapalha o rendimento. Quem tem covid não só não entra em campo, mas também não pode nem ir para o CT treinar". Danilo Lavieri.

Leia o blog do Danilo Lavieri.

É preocupante porque os jogadores que estão ausentes demorarão a voltar". Juca Kfouri.

Leia o blog do Juca Kfouri.

O problema é físico. Contra o Libertad parecia que os jogadores estavam com pedras na chuteira e não podemos esquecer que boa parte do elenco esteve contaminado com a covid-19 recentemente. Ter histórico de atleta não é uma barreira à doença, que é grave e já matou quase 180 mil brasileiros. Cada corpo reage de um jeito e doentes os jogadores ficam sem treinar adequadamente, isolados. A ver como o Palmeiras vai gerir essa defasagem física nas próximas semanas. É provável que tenha que poupar atletas no Brasileiro". Marcel Rizzo.

Leia o blog do Marcel Rizzo.

Claro que preocupa. O time pode, sim, ter ?batido no teto? da tradicional melhora que um novo técnico costuma promover quando assume a equipe. Mas essa instabilidade me parece ser na verdade sequela do surto de Covid-19 que atingiu em cheio o elenco e a comissão técnica. Quando a situação normalizar, acredito que o Verdão voltará a apresentar um bom futebol". Milton Neves.

Leia o blog do Milton Neves.

O Palmeiras está com vários desfalques importantes e mesmo assim se mantém competitivo. Trouxe um bom resultado do Paraguai (agora se classifica para as semifinais da Libertadores até com um empate em 0 a 0, no Allianz Parque) e continua vivo na Copa do Brasil e no Brasileiro. Não vejo motivo para preocupação de sua torcida". Renato Maurício Prado.

Leia o blog do Renato Maurício Prado.

Os desfalques e as dificuldades enfrentadas pelos jogadores atingidos pelo surto de covid-19 tornam essa queda compreensível. Mas a retomada, ainda que gradual, precisa começar já na próxima partida". Ricardo Perrone.

Leia o blog do Ricardo Perrone.

Normal. O Palmeiras pegou o Santos, na Vila Belmiro, onde não ganha desde 2009 em Brasileiros. Além disso, o rival chegou para o clássico com a mesma pontuação que o Palmeiras e é também um dos 8 finalistas da Libertadores. Não havia uma superioridade tão clara do Palmeiras. O empate por 2 x 2 foi normal. Contra o Libertad, fora de casa, o resultado também pode ser considerado normal. É raro pegarmos jogos fáceis nessa fase da competição, ainda mais fora de casa. O Palmeiras chega forte para o jogo de volta, está invicto, e tem tudo para chegar à semifinal. Preocupante vai ser ver o time eliminado em casa e jogando mal. Algo que não acredito". Rodolfo Rodrigues.

Leia o blog do Rodolfo Rodrigues.

É normal! Não podemos esquecer que o trabalho tem pouco mais de um mês e no período o elenco teve diversos casos de Covid. Ou seja, vários jogadores perderam sessões de treinos importantes na assimilação das novas ideias. Agora, contra equipes que exigem mais, seria natural essa oscilação. Continuo vendo um time em evolução, com proposta nítida do que fazer em todos os momentos do jogo". Rodrigo Coutinho.

Leia o blog do Rodrigo Coutinho.

O Palmeiras teve uma arrancada com o auxiliar Andrey Lopes e depois com o Abel Ferreira porque, na prática, não tinha técnico nenhum antes. Luxemburgo era uma nulidade. Então, os dois estruturaram o time para jogar de forma mais veloz, mais compacto, marcando mais na frente em determinadas circunstâncias. Mas o time não está pronto, o que é natural, o próprio Abel ainda está testando a posição de alguns jogadores. E, nesta circunstância, o Palmeiras teve bastante dificuldade de atacar o Libertad, tinha a posse de bola e não sabia como atacar. Pior, faltava pressão após a perda de bola o que dava o contra-ataque ao time paraguaio que levou mais perigo. São pontos que têm que ser acertados para o jogo de volta ou o Libertad fará um jogo igual e levará a vaga viva até o final". Rodrigo Mattos.

Leia o blog do Rodrigo Mattos.

Palmeiras