Topo

Hulk recebe sondagens e pode voltar ao Brasil mesmo com a janela fechada

Hulk anunciou que vai deixar a China e pode ser o próximo reforço de peso do futebol brasileiro - Yifan Ding/Getty Images
Hulk anunciou que vai deixar a China e pode ser o próximo reforço de peso do futebol brasileiro Imagem: Yifan Ding/Getty Images

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

07/12/2020 14h15Atualizada em 07/12/2020 15h08

Após anunciar a despedida do Shanghai SIPG (CHN), Hulk vai tirar alguns dias de férias a partir de amanhã (8). O atacante de 34 anos de idade ainda não sabe qual será seu próximo clube. Além de sondagens da Europa, Emirados Árabes e Estados Unidos, o jogador também interessa a três equipes brasileiras, que não foram divulgadas, mas podem contratá-lo mesmo com a janela de transferências fechada.

Torcedor do Palmeiras, Hulk é um desejo antigo do clube e foi sondado pelo Verdão, inclusive, nesta temporada. Um retorno ao Brasil ainda que possível, não é simples. Isto porque seu contrato acaba neste mês, após o fechamento da janela internacional.

Ainda assim, por conta da pandemia, é possível que a Fifa abra exceções para inscrever jogadores fora da janela, já que as datas foram alteradas — o clube, para isso, teria de abrir um pedido na entidade e dependeria da liberação. A abertura da janela em 2021, em vez de janeiro, como de costume, acontecerá em março, como publicou o blog do Marcel Rizzo.

O entrave com o Palmeiras no começo do ano foi financeiro, mas há a expectativa de que esta não seja uma prioridade na escolha de uma nova equipe. Assim, a chance de voltar ao Brasil é maior do que nas outras vezes em que o assunto foi levantado.

No Verdão, porém, embora pessoas ligadas à diretoria admitam o interesse mútuo, a dificuldade pela disputa com times do exterior e a dúvida sobre conseguir regularizá-lo nesta temporada fazem evitar uma expectativa por negócio.

Hulk, porém, ainda não tem uma decisão tomada. O atacante quer descansar, já que chegou a ficar três meses em isolamento em uma bolha durante a primeira parte da Liga Chinesa. O Porto (POR) e o Zenit (RUS), equipes pelas quais o atacante já atuou, foram citadas neste mercado da bola como interessadas em um retorno.

Ainda que o Palmeiras (assim como outras equipes brasileiras) não tenha formalizado uma proposta, a relação com o Verdão pesa a favor. Os filhos Ian (dez anos) e Tiago (oito), inclusive, treinaram nas categorias de base do clube, mas a pandemia acabou atrapalhando os planos, pois apenas as competições a partir do sub-17 voltaram a ocorrer. Ele e a família foram ao Allianz Parque e assistiram ao jogo contra o Mirassol, pelo Paulista, no camarote da diretoria.

Hulk deixa o Shanghai SIPG depois de cinco temporadas, com 158 jogos, 93 gols e 48 assistências. Sua última partida aconteceu no dia 25 de novembro, na derrota para o Yokohama Marinos (JAP), pela Liga dos Campeões da Ásia.