Topo

Internacional

Eleição invade o Inter e deixa futebol com "clima de fim de festa"

O Inter vive clima de "fim de festa", mesmo que ainda falte muito para o encerramento da temporada - Ricardo Duarte/Internacional
O Inter vive clima de "fim de festa", mesmo que ainda falte muito para o encerramento da temporada Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

06/12/2020 04h00

O Inter ainda está entre os primeiros do Brasileiro. Luta para se reaproximar do posto mais alto enquanto tentará reverter a vantagem do Boca Juniors nas oitavas de final da Libertadores. Mas o clima no futebol do Colorado já é de "fim de festa". Com a eleição fervendo nos bastidores, os jogos que restam em 2020 apenas cumprem protocolo.

Não são apenas conselheiros e pessoas próximas ao poder que dividem-se entre o time e o pleito. A torcida está muito mais engajada do que em eleições recentes.

Até pelo cenário de disputa entre Alessandro Barcellos e José Aquino Flôres de Camargo. Não há, entre eles, um claro favorito, como existia em todas as últimas eleições do Inter. A última vez que o atual presidente, Marcelo Medeiros, venceu, por exemplo, obteve mais de 90% dos votos.

E não é apenas o cargo máximo que está em disputa. Há 11 chapas concorrendo na eleição que renovará 150 cadeiras do Conselho Deliberativo do clube.

Com clima de conflito nos bastidores, dois pedidos de punição foram encaminhados à Comissão Eleitoral na última sexta-feira. Relatos de vazamento de informações de sócios geraram, inclusive, uma manifestação contrária a uma das candidaturas à presidência.

Além disso, um sócio, cuja identidade foi mantida em sigilo, fez uma denúncia ao Ministério Público sobre o mesmo tema.

A Comissão Eleitoral ainda irá avaliar as denúncias para tomar a decisão que julgar pertinente.

Ainda na sexta-feira, o Internacional emitiu nota afirmando que irá investigar os supostos vazamentos. "O Sport Club Internacional informa que, ao tomar conhecimento das denúncias recebidas na Ouvidoria do Clube, Comissão Eleitoral e Conselho Deliberativo, que retratam suposto vazamento de informações de associados, está realizando a devida apuração dos fatos, para adoção das medidas legais cabíveis contra toda e qualquer inconformidade que vier a ser identificada", diz o documento do clube.

As eleições — tanto para presidência quanto para o Conselho Deliberativo — ocorrem de forma virtual, pelo site do clube e o aplicativo oficial, no dia 15 de dezembro.

Enquanto isso, em campo...

Enquanto isso, o clima em campo é de "fim de festa". O Inter já foi eliminado da Copa do Brasil, está perdendo cada vez mais conexão com a ponta da tabela no Brasileiro e precisa reverter placar contra o Boca Juniors na Bombonera para seguir sonhando com a Libertadores.

Neste contexto, Eduardo Coudet foi para o Celta, D'Alessandro anunciou que não irá renovar contrato, e o time venceu apenas um dos últimos sete jogos. Pelo Brasileiro, a última vitória aconteceu em 18 de outubro, contra o Vasco.

Abel Braga ainda não voltou a comandar o time à beira do gramado após testar negativo para Covid-19. O treinador foi mantido afastado por precaução médica. Ele, inclusive, vive semana decisiva na equipe. Se não seguir na Libertadores e fechar uma rodada ainda mais longe das primeiras posições, o Inter tende a deixar de vez que 2021 seja pauta prioritária no Beira-Rio.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X INTERNACIONAL
Data e hora
: 06/12/2020 (Domingo)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Corrêa Farinha (ambos do RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Atlético-MG: Everson; Guga, Réver, Igor Rabello e Guilherme Arana; Jair, Alan Franco e Hyoran (Nathan); Eduardo Vargas, Sasha e Keno. Técnico: Jorge Sampaoli.
Internacional: Marcelo Lomba; Rodinei (Heitor), Zé Gabriel, Cuesta e Uendel; Lindoso, Nonato, Patrick e Mauricio; Leandro Fernández (Galhardo) e Yuri Alberto. Técnico: Leomir de Souza (auxiliar)

Internacional