Topo

Champions pode ter mais times em grupos a partir de 2024, diz jornal

O projeto da nova Champions League entraria em vigor a partir da temporada 2024-25 - Harold Cunningham/UEFA
O projeto da nova Champions League entraria em vigor a partir da temporada 2024-25 Imagem: Harold Cunningham/UEFA

Do UOL, em São Paulo

03/12/2020 09h13

A Liga dos Campeões pode ter um novo formato com mais clubes a partir de 2024, de acordo com o jornal Marca. O objetivo é dar uma resposta à ideia de uma Superliga Europeia que grandes clubes querem criar.

O projeto da nova Champions League entraria em vigor a partir da temporada 2024-25 e prevê a ampliação da competição de 32 para 36 times.

Neste cenário, a primeira fase da competição terá seis grupos de seis equipes cada, com os dois primeiros de cada chave classificados às oitavas de final, mais os quatro melhores terceiros colocados. Assim, cada equipe jogará um mínimo de 10 partidas. Esta é a opção favorita da Uefa.

Caso esta reforma seja aprovada, os dois finalistas da competição passarão a jogar 17 partidas cada no total, contra 13 do modelo atual, que tem seis partidas na fase de grupos, duelos de ida e volta das oitavas às semifinais e final em jogo único.

O novo modelo também não prevê sorteio para as oitavas de final. Ao invés disso, os confrontos são entre o melhor classificado contra o pior classificado e assim sucessivamente.

Segundo o Marca, a outra opção é uma segunda fase de grupos, com os clubes classificados jogando outras seis partidas ao invés do mata-mata direto.