Topo

Santos

Santos pode se tornar time paulista que mais avançou às 4ªs da Libertadores

Marinho celebra gol anotado pelo Santos contra a LDU pela Libertadores - Conmebol
Marinho celebra gol anotado pelo Santos contra a LDU pela Libertadores Imagem: Conmebol

Eder Traskini

Colaboração para o UOL, em Santos

01/12/2020 04h00

O Santos enfrenta a LDU na noite de hoje (1), às 19h15, na Vila Belmiro, e pode chegar pela 13ª vez nas quartas de final da Copa Libertadores. Mesmo se por até por 1 a 0, o Peixe ainda garante a vaga. Se confirmar a classificação, o clube ultrapassa o rival São Paulo como equipe paulista que mais vezes passou das oitavas de final do torneio.

O Tricolor do Morumbi chegou ao menos até as quartas de final em 12 ocasiões ao longo de 20 participações na competição, mesmo número do Santos até hoje — em 15 vezes que disputou o torneio continental. Outros rivais, o Palmeiras alcançou esta fase em dez oportunidades, enquanto o Corinthians só passou pelas oitavas quatro vezes.

Entre os clubes brasileiros, o Grêmio é líder da estatística: chegou pelo menos até a fase quartas de final em 13 das 20 vezes que jogou a Libertadores. Os gaúchos têm tudo para confirmar a classificação pela 14ª vez na quinta-feira (3), quando recebem o Guaraní (PAR), na Arena, após vencerem fora de casa por 2 a 0. Santos, São Paulo e Grêmio são os brasileiros que mais vezes 'ergueram' a América, três cada.

O Santos só não chegou até as quartas de final em duas oportunidades até hoje. Em uma delas, em 1984, caiu ainda na fase de grupos. Na outra, em 2018, um imbróglio envolvendo a inscrição do uruguaio Carlos Sánchez acabou derrubando o Peixe nas oitavas de final - o 0 a 0 do jogo de ida se transformou em 3 a 0 para o Independiente. Na volta, o 0 a 0 eliminou o time paulista.

A última vez em que esteve nas quartas de final da competição continental foi em 2017, quando foi eliminado pelo Barcelona de Guayaquil (EQU) perdendo por 1 a 0 dentro da Vila Belmiro.

O Peixe ainda caiu nas quartas de final em mais três oportunidades: 2004, 2005 e 2008. Em quatro edições foi eliminado nas semifinais: 1964, 1965, 2007 e 2012. O clube santista chegou quatro vezes na final do torneio, tendo vencido em 1962, 1963 e 2011, além da derrota para o Boca Juniors (ARG) em 2003.

FICHA TÉCNICA:

SANTOS x LDU
Competição:
Copa Libertadores da América - Oitavas de final
Data: 1/12/2020 (terça-feira)
Horário: 19h15 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP_
Árbitro: Néstor Pitana (ARG)
Assistentes: Diego Bonfá (ARG) e Gabriel Chade (ARG)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

SANTOS: John; Pará, Luiz Felipe, Lucas Veríssimo e Felipe Jonatan; Alison, Diego Pituca e Jean Mota; Marinho, Soteldo e Kaio Jorge. Técnico: Cuca

LDU: Gabbarini. Perlaza, Ordóñez, Caicedo e Ayala; Villarruel, Alcívar, Quintero e Julio; Arce e Martínez. Técnico: Pablo Repetto

Santos