Topo

Héber: 'Romário ajudava arbitragem, e Ceni era o mais exigente'

O árbitro Heber Roberto Lopes - Marcello Zambrana/AGIF
O árbitro Heber Roberto Lopes Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/11/2020 23h46

O árbitro Héber Roberto Lopes elegeu Romário e Marcos como os jogadores mais educados que viu em campo. Rogério Ceni foi escolhido como o mais exigente. Héber, que recentemente igualou o recorde de mais jogos apitados no Brasileirão, revelou que o Baixinho chegava a ajudar a arbitragem como capitão dos clubes por que passou.

"O Romário é de outro planeta. Nem só como atleta, goleador, multicampeão. É o Romário pessoa. Pelo que ele representa no futebol mundial, pelo tratamento que ele dava aos árbitros. Não era só comigo ou com os árbitros mais antigos. Os mais jovens comentavam como ele era educado. Ele, geralmente, ajudava a arbitragem como capitão de seu time. Um excelente jogador, uma excelente pessoa e, acima de tudo, um grande capitão", disse em entrevista ao Bola da Vez, da ESPN Brasil.

"O Marcos tem poucas expulsões na carreira. E eu fui um dos que o expulsei em um Corinthians x Palmeiras. Não foi por indisciplina. Foi uma jogada tática, ele impediu uma chance clara de gol. Mostrei o cartão vermelho. Mas ele também era muito educado, de fino trato. Os dois foram ídolos e campeões mundiais pela seleção brasileira", continuou.

Rogério Ceni: o mais exigente

O árbitro acrescentou que o jogador mais exigente com quem conviveu dentro de campo foi Rogério Ceni. Héber Roberto Lopes explicou que o ex-goleiro do São Paulo conhecia bem as regras e sempre cobrava pequenos detalhes.

"O mais exigente foi o Rogério Ceni porque ele é um conhecedor das regras. Tanto que hoje brilha como treinador. Na época em que ele jogava, era duro, ele era muito exigente, cobrava detalhes. Ao mesmo tempo, ele era respeitoso. Grande profissional", completou.