Topo

Vasco

'Ajuda' de Maradona e clube de Rios: curiosidades do rival do Vasco na Sula

Andrés Rios eliminou o São Paulo na Sul-Americana pelo Defensa y Justicia - Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo
Andrés Rios eliminou o São Paulo na Sul-Americana pelo Defensa y Justicia Imagem: Rubens Chiri / Site oficial do São Paulo

Alexandre Araújo e Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/11/2020 04h00

O Vasco enfrenta hoje, às 21h30 (horário de Brasília), o Defensa y Justicia, em Buenos Aires (ARG), pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O time argentino, de nome pitoresco, carrega uma série de curiosidades, e o UOL Esporte traz sete delas para o vascaíno já ir se familiarizando com o adversário.

Maradona já ajudou torcedores do Defensa

Mesmo nunca tendo jogado pelo Defensa y Justicia, Maradona possui uma pequena história com o clube. Em 1992, seu irmão Lalo atuava pela equipe e o ídolo argentino resolveu dar uma "forcinha" aos torcedores da agremiação.

Eles tinham viajado até Santa Fé (ARG) para uma partida contra o Colón, mas uma forte tempestade fez com que o jogo fosse adiado. Foi então que "Don Diego" decidiu pagar a estadia deles para que permanecessem na cidade.

Andrés Rios saiu do Defensa para o Vasco

Andres Rios comemora gol do Vasco contra o Nova Iguaçu - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Atacante argentino Andrés Rios disputou 71 jogos com a camisa do Vasco da Gama e fez cinco gols
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Um jogador que teve destaque no Defensa y Justicia e que o torcedor cruz-maltino conhece bem é Andrés Rios. O atacante argentino chamou a atenção do Vasco em 2017 e acabou sendo contratado pelo clube de São Januário naquele mesmo ano, permanecendo até 2018. Atualmente ele defende o San Jose Earthquakes, da Major League Soccer (MLS-EUA).

Carrasco do São Paulo

O Defensa y Justicia passou a ser mais conhecido do torcedor brasileiro após eliminar, de forma surpreendente, o São Paulo da Copa Sul-Americana de 2017 em pleno Morumbi (SP). Aquela tinha sido a primeira participação do time argentino em uma competição internacional em sua história.

Beccacece era o treinador

Sebastián Beccacece - Juan Ignacio RONCORONI / AFP - Juan Ignacio RONCORONI / AFP
Hoje treinador do Racing, Sebastián Beccacece comandava o Defensa y Justicia quando eliminou o São Paulo
Imagem: Juan Ignacio RONCORONI / AFP

O treinador daquela equipe de 2017 era Sebástian Beccacece, ex-auxiliar de Jorge Sampaoli e que já chegou a ser sondado por alguns clubes brasileiros. Atualmente ele comanda o Racing, tradicional clube argentino que está nas oitavas de final da Copa Libertadores contra o Flamengo.

Agora quem comanda é Crespo

Hernán Crespo, ex-centroavante e agora treinador, comanda o Defensa y Justicia em jogo do Campeonato Argentino - ALEJANDRO PAGNI / AFP - ALEJANDRO PAGNI / AFP
Ex-atacante da seleção argentina e de gigantes europeus, Hernán Crespo é o atual treinador do Defensa y Justicia
Imagem: ALEJANDRO PAGNI / AFP

Atualmente a equipe é comandada por Hernán Crespo, famoso ex-atacante da seleção argentina e que também tem passagens por clubes como Inter de Milão, Milan, Lazio, Parma, Chelsea, River Plate, entre outros.

O treinador, no entanto, não está bem no Campeonato Argentino e seu time não vence há cinco partidas.

Como surgiu o nome?

A origem do Defensa y Justicia é de 1935, quando o time ainda era conhecido como "Clube do Carro Velho", em função de, próximo ao campo, existir uma carcaça de um automóvel abandonado que servia como uma espécie de vestiário para os jogadores.

Com o crescimento da agremiação, sócios decidiram se reunir para dar um nome oficial à equipe. Um secretário, então, passou a defender uma sugestão e um dos presentes comentou: "que defesa e justiça!". A expressão caiu no agrado de todos e assim o clube foi batizado.

Cor da camisa é por conta de patrocinador

Apesar das cores verde e amarela do uniforme principal, o Defesa y Justicia não fez nenhuma homenagem ao Brasil. Inicialmente, o clube utilizava o azul e o branco, mas em 1981, para combinar com as cores de um antigo patrocinador, decidiu adotar o visual que permaneceu até hoje.

Vasco