Topo

Morre Tonny Bruins Slot, ex-assistente de Cruyff no Barcelona

Bruins Slot (à esquerda) trabalhou ainda em equipes como Ajax e Benfica, sendo campeão holandês em 1985 - VI-Images via Getty Images
Bruins Slot (à esquerda) trabalhou ainda em equipes como Ajax e Benfica, sendo campeão holandês em 1985 Imagem: VI-Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/11/2020 11h36

Morreu neste domingo (1), aos 73 anos, o holandês Tonny Bruins Slot. Ao longo de quase cinco décadas, Bruins Slot teve atuação de destaque no futebol europeu, trabalhando como assistente técnico, olheiro, coordenador de categorias de base e treinador interino de equipes como Ajax, Barcelona, Benfica e PSV Eindhoven.

A informação da morte foi divulgada ontem pelo Ajax, em seu site oficial. Nos últimos dez anos, ele ocupou as posições de analista técnico e chefe dos olheiros do clube, trabalhando ativamente até outubro deste ano.

Em 1985, Bruins Slot assumiu interinamente o comando do Ajax, formando uma trinca de técnicos ao lado de Spitz Kohn e Cor van der Hart. O trio ficou apenas um mês no comando, mas conquistou o Campeonato Holandês da temporada 1984/1985, em um time que contava com nomes como Marco Van Basten, Frank Rijkaard, Ronald Koeman e John Bosman.

Entre 1988 e 1996, o holandês foi auxiliar de Johan Cruyff no Barcelona. Neste período, a dupla levou a equipe a quatro títulos do Campeonato Espanhol e um da atual Liga dos Campeões da Europa.

Após esta passagem, Tonny Bruins Slot passou por equipes PSV, Ajax, Benfica, Valencia e AZ Alkmaar, além de ter trabalhado com o técnico Frank Rijkaard na seleção holandesa. Em 2010, voltou ao Ajax para assumir as funções que vinha desempenhando.

A causa da morte do ex-auxiliar não foi divulgada. O corpo dele será cremado na próxima sexta-feira, em cerimônia privada.