Rodrigo Mattos

Rodrigo Mattos

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Associação de agentes acusa Botafogo de calotes em comissões: 'Nem atendem'

A Associação Brasileira de Agentes de Futebol (Abaf) acusa o Botafogo SAF de não pagar as comissões de seus membros acertadas em transferências de jogadores. É o que contou o presidente do grupo, Jorge Moraes, após ouvir reclamações de diversos empresários que atuaram em transações com o Alvinegro.

"A gente sabe que teve essa febre de SAF, umas trabalham de uma maneira e outras de outra. Temos tido problema só com o Botafogo. Temos vários associados da ABAF com pendências com o Botafogo", contou Moraes ao blog.

O empresário de jogador estima entre 10 e 15 agentes que não receberam intermediações acertadas com o Botafogo. Eles levaram seus casos a Moraes para pedir uma posição pública da associação.

"(O Botafogo) não paga nenhum agente. Ele espera entrar com ação no CNRD (tribunal da CBF para cobranças esportivas) e propõe pagar com deságio de 40% e depois não paga esse combinado", relatou Moraes.

O balanço do Botafogo de 2023 registra uma dívida de R$ 41,6 milhões com intermediação com contratações de jogadores, enquanto o valor era de R$ 35 milhões ao final de 2022. É o maior débito relacionado a transferências do clube, superior ao valor a ser pago por aquisições de direitos.

Moraes conta que ele mesmo autorizou seu advogado a cobrar uma dívida com o Botafogo no CNRD após 13 parcelas não pagas. De acordo com o presidente da ABAF, os empresários de jogador e membros da associação não conseguem nem falar com dirigentes do Alvinegro.

"Não se sabe com quem falar (no Botafogo). Thairo (Arruda, CEO) não atende. Financeiro não atende, jurídico atende", contou Moraes. E explicou que os outros três clubes grandes do Rio têm alguém para responder pelo clube e têm quitado seus compromissos. "Tem muitas ações no CNRD (contra o Botafogo). Se fossem as dez SAFs com problema... Mas é uma só que não paga."

Moraes disse que tem recomendado a agentes que o procuram, como um argentino recentemente, a não fazer negócio com o Botafogo. E disse que já desistiu de operações com o clube Alvinegro. "Hoje não tenho coragem de fazer negócio com o Botafogo, não faria negócio. Para que? Trabalhar de graça?", completou.

O Botafogo já entrou com um pedido de Recuperação Judicial para incluir os seus débitos cíveis. Se aprovado pelos credores, iria substituir o Regime Centralizado de Execuções. Há sempre uma dúvida sobre a inclusão de dívidas da CNRD na recuperação.

Continua após a publicidade

O blog procurou o Botafogo SAF para uma posição sobre as cobranças dos agentes, mas não recebeu retorno.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes