Topo

Contra o Grêmio, Flu pode quebrar tabu no Brasileirão que já dura 4 anos

Fluminense de Odair Hellmann pode quebrar tabu de não vencer três seguidas no Brasileirão desde 2016 - MARCOS SOUZA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fluminense de Odair Hellmann pode quebrar tabu de não vencer três seguidas no Brasileirão desde 2016 Imagem: MARCOS SOUZA/ESTADÃO CONTEÚDO

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/11/2020 04h00

Invicto há oito jogos no Campeonato Brasileiro, o Fluminense pode quebrar um tabu que já dura quatro anos: a terceira vitória seguida na competição. Parece pouco para o tetracampeão nacional, mas a sequência não acontece desde 2016.

Curiosamente, o Grêmio, adversário do domingo, foi o primeiro a ser batido na última vez que o Tricolor conseguiu vencer três rivais seguidamente no Brasileirão. Além dos gaúchos, o Flu também bateu Corinthians e Sport. Naquele ano, a equipe mandava seus jogos no Giulite Coutinho, estádio do America.

Nos três campeonatos seguintes, a equipe no máximo acumulou duas vitórias seguidas. Não à toa, sempre brigou para não cair. Em 2016, última vez que venceu três seguidas, o Fluminense até flertou com a Libertadores, mas no fim da competição, encarou sua pior sequência na história do Campeonato Brasileiro: dez jogos sem vencer.

Por isso, seguiu no calvário que vive desde 2014, último ano em que o Tricolor ficou na parte de cima da tabela, no 6º lugar. Esta também foi a última campanha de mais de 50 pontos que o Flu fez desde 2012, quando conquistou o tetracampeonato do Brasileirão.

Nesta temporada, com Odair Hellmann, o Fluminense surpreende e está no G-4 na competição, com os mesmos 32 pontos que o terceiro colocado Atlético-MG. Inclusive, uma vitória sobre o Imortal no Maracanã faz o Tricolor necessariamente assumir a terceira posição, já que Galo e Flamengo, vice-líder, se enfrentam, e um dos dois seria ultrapassado qualquer que seja o resultado em caso de triunfo do Flu.

Odair pode alcançar maiores invencibilidades no Brasileiro

Os oito jogos de invencibilidade do Tricolor de Odair Hellmann igualam marca de 2013. Na era dos pontos corridos, o Fluminense teve apenas quatro sequências maiores

A maior delas foi com Muricy Ramalho, na campanha do tricampeonato brasileiro, em 2010: 15 jogos, com 10 vitórias e cinco empates. Abel Braga detém a segunda e a terceira maior série invicta até aqui: 13 jogos em 2005, quando terminou o Brasileirão no 5º lugar, e 12 jogos invicto em 2012, ano do tetracampeonato. Fechando a lista, Cuca comandou o Flu, na histórica arrancada de 11 partidas sem derrota para se livrar do rebaixamento em 2009.