Topo

Santos

Vitória em cima do Bahia alivia retrospecto do Santos na Vila Belmiro

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 04h00

O Santos chega ao fim do primeiro turno do Campeonato Brasileiro com um resultado satisfatório: é o sexto colocado com 30 pontos e está cinco pontos atrás de Internacional e Flamengo, que lideram a competição.

Contudo, o time de Cuca poderia estar mais próximo do topo, ou até mesmo com a liderança, caso tivesse alcançado resultados melhores dentro de casa.

Antes da partida de ontem (1º), o Santos tinha apenas três vitórias em nove jogos na Vila Belmiro. A vitória por 3 a 1 sobre o Bahia chegou para trazer equilíbrio ao desempenho santista em casa. Agora são oito vitórias no Brasileirão, sendo metade como mandante e metade como visitante.

O problema está mesmo na quantidade de empates. Quatro dos seis empates santistas foram dentro da Vila. Caso tivesse vencido dois desses quatro jogos, o time poderia fechar o turno com 34 pontos e bem mais próximo dos líderes.

Apesar de tudo, é importante observar que quando vence em casa, o Santos vence bem. Das quatro vitórias na Vila, três foram pelo placar de 3 x 1 (contra Athletico-PR, Atlético-MG e Bahia). E há também a estrela de Marinho. Dos 12 gols que o vice-artilheiro do Brasileirão marcou, sete aconteceram justamente nessas quatro vitórias em casa.

Em sua entrevista coletiva após o jogo de ontem, Cuca observou que o sexto lugar alcançado pelo Santos é um desempenho bem mais positivo do que o previsto para o time no começo da competição:

"Santos estaria na segunda página, não entre os 10 primeiros. Estamos na primeira página, posição a nível de zona de Libertadores. Não é o que o Santos almeja, mas não estamos envolvidos só no Brasileirão", disse.

A dificuldade do Santos para vencer em casa não se resume apenas ao Campeonato Brasileiro. Pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o time também ficou no empate em 0 x 0 contra o Ceará e precisará buscar a vaga nas quartas no Castelão na próxima quarta-feira (4).

Cuca lembrou que durante o segundo turno o Santos passará por mais confrontos de mata-mata e que alguns jogos podem até custar adiamentos de partida na competição nacional.

"Vou priorizar Libertadores neste momento. Prevejo no segundo turno uma dificuldade maior no Campeonato Brasileiro", observou o treinador.

Os próximos dois compromissos santistas serão fora de casa. Depois de pegar o Ceará pela Copa do Brasil, o time de Cuca irá a Bragança Paulista para enfrentar o Red Bull Bragantino. Somente no dia 14/11, pela 21ª rodada do Brasileirão, que o Santos voltará a jogar na Vila, contra o atual líder Internacional.

Os jogos do Santos como mandante no Brasileirão:

1ª rodada - Santos 1 x 1 Red Bull Bragantino
3ª rodada - Santos 3 x 1 Athletico-PR
6ª rodada - Santos 0 x 1 Flamengo
7ª rodada - Santos 2 x 2 Vasco
9ª rodada - Santos 3 x 1 Atlético-MG
10ª rodada - Santos 2 x 2 São Paulo
12ª rodada - Santos 1 x 1 Fortaleza
15ª rodada - Santos 2 x 1 Grêmio
16ª rodada - Santos 0 x 1 Atlético-GO
19ª rodada - Santos 3 x 1 Bahia

Santos