Topo

São Paulo

Como o São Paulo conseguiu neutralizar Flamengo e vencer em pleno Maracanã

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

02/11/2020 04h00

O São Paulo conseguiu uma vitória importante na tarde de ontem (1). O time de Fernando Diniz aplicou 4 a 1 no Flamengo em pleno Maracanã, superando problemas antigos, contando com boas atuações individuais, sobretudo de Tiago Volpi, e se aproveitando de falhas dos atletas de Domènec Torrent.

Com intensidade na marcação, o Tricolor paulista deu esperanças de que pode engatar uma sequência positiva em 2020 ao mostrar poder de reação depois de sair perdendo com um gol de Pedro ainda no primeiro tempo.

"Creio que o diferencial do São Paulo nesta partida foi a intensidade demonstrada na hora de marcar. A equipe de Diniz apresentou esse problema em partidas recentes, mas diante do Flamengo conseguiu ter mais agressividade ao pressionar a bola e se impor diante do adversário. Com a bola, fez aquilo que costuma fazer. Acumulou jogadores pela faixa central do gramado e teve Gabriel Sara e Brenner como jogadores importantes para atacar os espaços nas costas da defesa rubro-negra. Encontrou as chances de gol de forma natural", disse Rodrigo Coutinho, analista tático e novo colunista do UOL Esporte.

Baseado nesta análise, a reportagem listou mostra os fatores que foram cruciais para a vitória de virada do São Paulo sobre o Flamengo, um dos postulantes ao título nacional, em pleno Maracanã:

Equilíbrio nas duas fases do jogo

O São Paulo mostrou equilíbrio nas duas fases da partida — defensiva e ofensiva. A equipe de Fernando Diniz foi bem na marcação e neutralizou as principais peças do Flamengo no momento da criação. Everton Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique e até Pedro tiveram dificuldades para se desvencilhar da forte marcação feita pelo visitante em alguns momentos da partida.

O Tricolor paulista ficou com a bola nos pés por menos tempo que o adversário — 47% contra 53%. No entanto, foi eficiente quando deteve a posse. O SPFC arriscou 13 finalizações durante o duelo e mandou oito na direção do gol. Foram três chutes para fora e dois bloqueados durante o compromisso.

Seguro no momento de maior pressão

O São Paulo demonstrou segurança nos momentos de maior pressão da partida. No início da partida, o time carioca criou boas chances de marcar e até fez um gol com Pedro. No entanto, o visitante soube controlar o ímpeto ofensivo do mandante para evitar que mais gols saíssem naquele momento. A dupla de zaga, formada por Diego Costa e Bruno Alves, e o volante Luan controlaram as investidas adversárias.

O mesmo aconteceu no segundo tempo do compromisso, quando João Gomes acertou até uma bola na trave do SPFC. O mesmo trio que se encarrega da marcação soube neutralizar as jogadas do time da casa no compromisso.

Volpi em "tarde mágica"

O próprio goleiro definiu a partida contra o Flamengo como "uma tarde mágica". No primeiro tempo do jogo, quando o marcador apontava 1 a 1, defendeu pênalti cobrado por Bruno Henrique, evitando que o time da casa ficasse em vantagem no marcador. Na etapa final, com o 3 a 1 para o São Paulo no placar, o atleta de 29 anos voltou a decidir com mais uma defesa de cobrança de pênalti. Pedro bateu, e o camisa 1 surgiu novamente como protagonista. Nos minutos finais do compromisso, o goleiro ainda deu um belo lançamento na direção de Luciano. O atacante invadiu a área e balançou a rede, contabilizando uma assistência para o herói do jogo.

Reinaldo, Brenner e Luciano se destacam

As participações de Reinaldo na lateral esquerda e da dupla formada por Brenner e Luciano no ataque foram preponderantes para o resultado.

O dono da camisa 6 participou ativamente dos dois primeiros gol do São Paulo e ainda deixou a sua marca em cobrança de pênalti. O lateral esquerdo iniciou a jogada por seu lado que culminou no gol de Tchê Tchê. Ele acionou Gabriel Sara na ponta esquerda. O jovem meio-campista cruzou, Gustavo Henrique desviou, e o Tchê Tchê deixou a sua marca. Na sequência, nos minutos finais do primeiro tempo, Reinaldo cruzou e, após nova falha da defesa flamenguista, Brenner apareceu para estufar a rede. No segundo tempo, com o pênalti sofrido por Bruno Alves, o camisa 6 são-paulino voltou a marcar em cobrança de bola parada.

As atuações individuais de jogadores de linha não pararam por aí. Brenner e Luciano, que vivem momentos iluminados pelo São Paulo, voltaram a participar de gols na tarde de ontem. O garoto Brenner contou com falha da defesa para deixar a sua marca nos minutos finais do primeiro tempo. Foi o 14º gol em 23 jogos do centroavante de 20 anos. Ele é o artilheiro do São Paulo na temporada e, desde que retomou a condição de titular, fez dez gols em oito partidas, com média de 1,25 gol por duelo. Luciano também vive bom momento desde que chegou ao Morumbi, em agosto passado, após troca com o Grêmio por Everton no mercado da bola. Neste período, disputou 16 jogos e fez sete gols. Um dos tentos foi anotado justamente na partida de ontem. Ele aproveitou ótimo passe de Tiago Volpi, invadiu a área do Flamengo e tocou por baixo de Hugo Souza.

São Paulo