Topo

São Paulo

Jovens de Cotia tentam salvar fracasso de medalhões e pressão em Diniz

Fernando Diniz conversa com jovens do elenco do São Paulo durante treinamento - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Fernando Diniz conversa com jovens do elenco do São Paulo durante treinamento Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

28/10/2020 04h00

Os jogadores formados pelo São Paulo em Cotia vivem bom momento na temporada. Diego Costa, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Brenner se tornaram os pilares do time comandado por Fernando Diniz em 2020. O grupo revelado nas divisões de base do clube emergiu em meio ao período de maior pressão sobre o técnico e ajudou a acabar com o fracassado projeto com medalhões consagrados no futebol.

Durante a maior parte dos cinco anos de gestão de Carlos Augusto Barros e Silva, o Leco, o clube apostou em nomes badalados e mais caros, sobretudo nos últimos anos, a fim de conquistar títulos. Jogadores como Juanfran, Anderson Martins, Jucilei, Lucas Pratto, Hernanes, Tchê Tchê, Daniel Alves, Nenê, Maicosuel, Alexandre Pato, Diego Souza, Pablo, Santiago Tréllez e Raniel se tornaram apostas do departamento de futebol. A maioria, contudo, não rendeu o esperado no Morumbi. Não à toa seis desta extensa lista permanecem no elenco.

Diante das campanhas fracassadas nos últimos anos — o São Paulo não conquista títulos desde 2012 —, o departamento de futebol se viu obrigado a reformular o elenco. Anderson Martins, Nenê, Cueva, Maicosuel Jucilei, Alexandre Pato, Diego Souza, Éverton e Raniel deixaram o CT da Barra Funda. Alguns atletas tiveram, inclusive, os contratos rescindidos e foram liberados para procurar outros clubes no mercado da bola. Tréllez saiu para defender o Internacional por empréstimo, mas voltou ao Morumbi nesta temporada.

A aposta em medalhões não representou apenas um fracasso no âmbito esportivo, mas também no quesito financeiro. Apenas sete jogadores — Alexandre Pato, Anderson Martins, Diego Souza, Éverton, Jucilei Maicosuel e Nenê — representariam um gasto anual de quase R$ 54 milhões, de acordo com o apurado pelo UOL Esporte.

Os astros remanescentes do elenco foram perdendo espaço aos poucos, sobretudo quando Diniz passou a ser pressionado. Após a volta do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, o técnico foi internamente contestado por causa das eliminações precoces no Paulista e na Libertadores e da queda de rendimento no Brasileirão. Após as críticas, se viu obrigado a mudar o time. Nomes como Juanfran, Hernanes e Pablo perderam espaço. Neste período, surgiram os garotos que ajudaram a manter o treinador no cargo e colocaram o São Paulo novamente no rumo das vitórias.

A lista vinda de Cotia conta com os cinco titulares incontestáveis de Fernando Diniz — Diego Costa, Luan, Gabriel Sara, Igor Gomes e Brenner —, mas há outros atletas do elenco que foram revelados nas categorias inferiores e endossam o grupo que recebe oportunidades. Walce, Helinho, Liziero, Paulinho e Jonas Toró também figuram no elenco principal.

Hoje (28), às 19h15 (de Brasília), o São Paulo entra em campo para enfrentar o Lanús, da Argentina, pela partida de ida da primeira fase da Copa Sul-Americana. Em campo, Diniz contará com os seus cinco titulares revelados em Cotia. O grupo será fundamental para tentar levar o Tricolor paulista a uma classificação para a fase seguinte do torneio.

Ficha técnica
Lanús x São Paulo

Motivo: ida da segunda fase da Copa Sul-American 2020
Local: Estádio La Fortaleza, em Buenos Aires (ARG)
Data: 28 de outubro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 19h15 (de Brasília)
Árbitro: Christian Ferreyra (URU)
Assistentes: Horacio Ferreiro (URU) e Santiago Fernández (URU)
Quarto árbitro: Patricio Loustau (ARG)

Lanús: Morales; Di Placido, Thaller, Burdisso e Bernabei; F. Pérez, Belmonte, Vera e Orozco; Sand e De La Vega. Técnico: Luis Zubeldia.

São Paulo: Tiago Volpi; Tchê Tchê, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Igor Gomes e Gabriel Sara; Luciano e Brenner. Técnico: Fernando Diniz.

São Paulo