Topo

Barcelona

Barça denunciará jornalista por racismo contra Fati; colunista se desculpa

Ansu Fati foi vítima de racismo após jogo do Barcelona - Alex Caparros/Getty Images
Ansu Fati foi vítima de racismo após jogo do Barcelona Imagem: Alex Caparros/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/10/2020 08h50

O Barcelona fará uma denúncia contra o jornalista Salvador Sostres, do jornal espanhol ABC, por ofensas racistas contra o atacante Ansu Fati após a partida do Barça contra o Ferencváros, pela Liga dos Campeões. A informação é do jornal Sport.

De acordo com a publicação, o jurídico do clube catalão prepara hoje (22) a queixa. O Sport não diz se a queixa será feita na polícia ou em outro órgão. Ainda segundo o jornal, o Barcelona declarou que não se contenta com um pedido de desculpas.

Em texto publicado após a vitória do Barça, Sostres comparou Ansu Fati a um vendedor ambulante negro correndo da polícia, por conta de sua velocidade. "Ansu correndo tem algo de gazela, de um camelô jovem e negro que, de repente, seria visto correndo pelo Paseo de Gracia (região de Barcelona) quando alguém grita: 'Água, água!', anunciando que a Guarda Urbana chegou", escreveu no artigo.

Colunista se justifica e pede desculpa

Pouco depois de divulgar a notícia da queixa do Barça, o Sport publicou um comunicado de Sostres. O colunista se justificou, citou um "mal-entendido" e pediu desculpas "a quem possa ter se ofendido".

"Na crônica do Barça sobre o jogo contra o Ferencvaros, no desejo de elogiar a beleza dos movimentos de Ansu e sua classe de um jogador muito jovem, algumas expressões foram tomadas como racistas. Nada mais longe da minha intenção, nem da minha opinião, muito favorável ao jogador como tenho manifestado em todas as minhas crônicas desde sua estreia", disse.

"Lamento profundamente o mal-entendido e peço desculpas a quem possa ter se ofendido", afirmou.

Barcelona