Topo

Sem Ramírez, Palmeiras avalia Quique Setién, ex-técnico do Barcelona

Treinador espanhol foi demitido pelo Barcelona há dois meses, após somente 25 partidas - CIRO DE LUCA
Treinador espanhol foi demitido pelo Barcelona há dois meses, após somente 25 partidas Imagem: CIRO DE LUCA

Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

21/10/2020 15h53

O técnico espanhol Quique Setién, de 62 anos, é um dos nomes avaliados pelo Palmeiras no mercado da bola, como informou o "Marca". Demitido do Barcelona há dois meses, após a goleada por 8 a 2 sofrida para o Bayern de Munique nas quartas de final da última edição da Liga dos Campeões, o profissional é visto como alternativa do clube brasileiro após a recusa de Miguel Ángel Ramírez, do Independiente Del Valle-EQU.

A citação interna ao nome de Setién vem ao encontro da ideia da diretoria palmeirense de buscar um técnico que ajude a definir uma identidade de jogo, ofensiva e intensa, em substituição a Vanderlei Luxemburgo. Ramírez era o plano A, mas a negociação foi encerrada ontem (20) e agora novos nomes são colocados na mesa. A prioridade do clube é que seja um estrangeiro.

Miguel Ángel Ramírez disse ao Palmeiras que tinha interesse em assumir o clube, mas apenas após terminar seu trabalho no Equador. Ele considerou que não podia deixar o clube agora, tendo Copa Libertadores e Campeonato Equatoriano a disputar. O Palmeiras tentou fazê-lo mudar de ideia para assumir imediatamente em viagem ao Equador do diretor Anderson Barros, do vice-presidente Paulo Roberto Buosi e de um membro do departamento jurídico, mas não conseguiu.

A partir da negativa, a busca passa a ser por alguém que possa fazer um trabalho semelhante ao espanhol de 35 anos. Setién se destacou com boas campanhas pelo Real Bétis nas temporadas 2017/2018 e 2018/2019, mas já trabalha como técnico há quase 20 anos.

Neste ano ele teve a grande oportunidade da carreira à frente do Barcelona, mas não deixou saudades. Foram conquistadas 16 vitórias, quatro empates e cinco derrotas, sendo 19 jogos na Liga Espanhola, três na Liga dos Campeões e três na Copa do Rei. Foi vice-colocado na liga nacional, perdendo o título para o Real Madrid, e chegou às quartas de final da Champions League e da Copa do Rei.

Em meio ao impasse, o time recebe hoje (21) o Tigre (ARG), às 21h30, pela rodada final da fase de grupos da Libertadores. O Verdão já está classificado e de forma invicta às oitavas de final, mas vive momento delicado: com protestos da torcida e vindo de quatro derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro. A vitória garante ao Palmeiras a melhor campanha na fase de grupos e vantagem nas fases seguintes para atuar como mandante nas partidas de volta.

Andrey Lopes, auxiliar da comissão fixa do clube, é o interino no momento, mas a intenção do Palmeiras é conseguir um treinador rapidamente.