Topo

Corinthians

"Salvador" em 1997, Candinho diz que Corinthians não cai: "Tem time pior"

Candinho salvou o Corinthians do rebaixamento em 1997 - Eduardo Lazzarini
Candinho salvou o Corinthians do rebaixamento em 1997 Imagem: Eduardo Lazzarini

Brunno Carvalho e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

20/10/2020 04h00

O Corinthians vivia uma situação complicada no Campeonato Brasileiro de 1997. Faltando apenas três rodadas para o fim da primeira fase, o clube paulista ocupava a 23ª colocação, a primeira dentro da zona de rebaixamento. Sem rumo e sem técnico após a saída de Joel Santana, a diretoria apostou em Candinho.

O treinador chegou sabendo que sua missão era apagar o incêndio e evitar o inédito rebaixamento. Seriam três partidas e nada mais.

"Tinha um racha muito grande no elenco quando eu cheguei. Concordei em assumir se pudesse levar gente da minha confiança para a comissão técnica. Logo na primeira reunião falei para eles: 'vocês estão todos na UTI para morrer. Eu sou o médico que fui chamado para tentar salvar. Não quero saber quem ganha mais ou menos, se vocês não comerem a grama, vão todos se ferrar, porque ninguém mais vai querer vocês. Daqui três jogos, pego minha malinha e volto para minha casa.'"

O choque deu resultado. Das três partidas que faltavam, o Corinthians ganhou duas e se livrou do rebaixamento. Mesmo sendo o "salvador" da vez, Candinho não ficou no clube no ano seguinte. Vanderlei Luxemburgo chegou em 1998 para assumir o time que engataria uma sequência de dois títulos brasileiros e um Mundial de Clubes.

Vinte e três anos depois daquele momento de crise, o Corinthians está mais uma vez brigando contra o rebaixamento. A diferença dessa vez é que ainda faltam 21 rodadas para o fim do campeonato. Assim como Candinho daquela vez, Vagner Mancini chegou para apagar o incêndio e evitar um novo rebaixamento corintiano.

"Evidentemente que, neste momento, o cara vai falar: 'precisa daquele treinador de ponta, o Felipão, não sei quem'. Mas não vai conseguir. O Mancini é um cara que trabalhou em muitos clubes, merece uma oportunidade, só que é uma 'bucha quente' que ele vai pegar, né?. Ele teve uma passagem curta no São Paulo, no Santos, trabalhou melhor em times médios. Mas é o que tinha no cardápio aí", comentou Candinho, salientando a dificuldade de recrutar um 'medalhão' em ano de eleição. "Com a gestão do [presidente] Andrés [Sanchez] acabando em pouco tempo, ninguém quer se arriscar."

"O Mancini é um franco-atirador, com curtas passagens por times grandes, assim como eu era. Então, tem que arriscar mesmo, acho que ele fez certo em aceitar comandar o Corinthians. Piorar a situação também não vai", acrescentou.

O Corinthians está com 18 pontos na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, apenas dois pontos à frente do Athletico, primeiro time na zona de rebaixamento. Ainda assim, Candinho aposta que o clube paulista não será rebaixado.

"Corinthians não vai cair, não. Tem muito time ruim. A bucha que o Mancini vai enfrentar é agora, com uma sequência difícil de jogar. Mas se conseguir alguns pontos no segundo turno, arranca. Agora fica aquele clima de terror de que vai cair, mas tem muito time pior que o Corinthians", completou.

Depois de ser goleado pelo Flamengo dentro de casa por 5 a 1, o Corinthians volta a campo nesta quarta-feira (21), contra o Vasco, em São Januário. A partida acontecerá às 21h30 (de Brasília).

Corinthians