Topo

Inglês - 2020/2021

Liverpool e United querem reduzir Campeonato Inglês para 18 times, diz site

Bola utilizada na Premier League ao lado de uma máscara contra a covid-19; vírus pode mexer com a estrutura do futebol local -  Visionhaus / Getty Images
Bola utilizada na Premier League ao lado de uma máscara contra a covid-19; vírus pode mexer com a estrutura do futebol local Imagem: Visionhaus / Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 11h26

O Liverpool e o Manchester United estão encabeçando uma campanha para que o Campeonato Inglês tenha, nos próximos anos, temporadas com 18 times ao invés de 20, modelo adotado atualmente.

De acordo com o site da BBC, a ideia faz parte de uma "reforma" do futebol inglês, que tenta conter os prejuízos econômicos de times das divisões inferiores, bastante afetados pela paralisação do futebol em função da pandemia do coronavírus.

A EFL (English Football League), que administra as 2ª, 3ª e 4ª divisões do Reino Unido, quer cerca de 250 milhões de libras (cerca de R$ 1,8 bilhão) para evitar o que considera ser um "desastre financeiro" para os 72 clubes que gerencia.

Diante disso, surgiu a ideia conjunta de Liverpool e United, que deve, ainda segundo a BBC, ganhar apoio de Arsenal, Chelsea, Manchester City e Tottenham Hotspur, times que formam informalmente o bloco dos "seis grandes" da região.

A medida não tem data fixada, mas uma projeção para que a redução da Premier League aconteça já na temporada 22/23 não seria surpresa entre os envolvidos, com quatro rebaixados na liga principal e apenas dois promovidos da 2ª divisão.

A organização do Campeonato Inglês, por outro lado, emitiu um comunicado pedindo união entre todas as partes.

"O futebol inglês é o mais assistido do mundo e possui uma estrutura de liga vibrante, dinâmica e competitiva que atrai o interesse em todo o mundo. Para manter essa posição, é importante que todos trabalhemos juntos. Na opinião da Premier League, uma série de propostas individuais no plano publicado hoje podem ter um impacto prejudicial em todo o jogo", diz o texto.

A entidade ainda afirmou estar engajada nos planos para evitar o rombo financeiro.

"A Premier League tem trabalhado de boa fé com seus clubes e a EFL para buscar uma solução para a exigência de financiamento de resgate do covid-19. Este trabalho continuará."