Topo

Barcelona

Barcelona começa processo para reduzir salários devido à pandemia

Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona; queda na receita provocará redução nos salários - Albert Gea/Reuters
Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona; queda na receita provocará redução nos salários Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo*

07/10/2020 11h57

O Barcelona deu início a um processo para reduzir o salário de jogadores, treinadores e funcionários não esportivos para se adaptar às perdas financeiras sofridas devido à pandemia do novo coronavírus. A informação é da agência Reuters.

O clube registrou um prejuízo de 97 milhões de euros (cerca de R$ 641 milhões) em seu relatório financeiro anual, divulgado na segunda-feira, o que motivou a decisão.

Os funcionários, incluindo jogadores, foram convidados a nomear um representante nas próximas duas semanas para representá-los nas negociações sobre as mudanças em seus salários, acrescentou a fonte ouvida pela Reuters.

As contas do Barça mostram uma queda de 14% na receita em relação ao ano anterior e a duplicação de sua dívida líquida para 488 milhões de euros.

A queda se deve principalmente à proibição de venda de ingressos por causa da pandemia do novo coronavírus e a diminuição da receita em merchandising e visitas a estádios e museus.

O clube decretou um corte temporário de 70% nos salários no final de março no auge da pandemia, que durou o período do estado de alarme nacional da Espanha, encerrado em junho.

*Com informações da agência Reuters

Barcelona