Topo

Internacional

Coudet vive contestação inédita no Inter e encara Libertadores sob pressão

Eduardo Coudet vive situação de pressão após oscilação do Inter e ambiente político - Pedro H. Tesch/AGIF
Eduardo Coudet vive situação de pressão após oscilação do Inter e ambiente político Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2020 04h00

Eduardo Coudet vive seu primeiro período de contestação no Internacional. A falta de resultados nos clássicos contra o Grêmio e a oscilação no Brasileiro deixam o técnico argentino pressionado para o jogo de hoje (29) contra o América de Cali, na Colômbia. Um resultado ruim pode abalar ainda mais a o ambiente no time gaúcho.

O duelo começa às 21h30 (de Brasília) e vale pela quinta rodada do Grupo E da Libertadores. Em primeiro na chave graças ao saldo de gols, o Colorado conquista vaga antecipada às oitavas de final se vencer e o Grêmio também superar a Universidad Católica.

Mas ainda que o cenário pareça tranquilo na competição continental, os bastidores do Inter mostram o oposto. Envolvido em um processo eleitoral enquanto luta para se manter no topo das competições, o Colorado conviveu com trocas na direção que desagradaram Coudet.

Na semana passada, o vice de futebol Alessandro Barcellos foi sacado do cargo pelo presidente Marcelo Medeiros, motivado por razões políticas. Houve uma forte discussão com pares de diretoria e o treinador não gostou da forma que as coisas aconteceram.

Em entrevista coletiva, Coudet disse que "anos eleitorais são complicados" nos clubes de futebol e não escondeu que ficou chateado com a mudança.

O clima tenso vai dos gabinetes ao campo. Com quatro derrotas e um empate nos cinco clássicos diante do rival Grêmio realizados nesta temporada, Coudet tinha defesa no bom futebol e na classificação das competições. Mas perdeu.

O Inter deixou de ser líder do Brasileiro e viu o Atlético-MG abrir vantagem. Perdeu para Goiás, Fortaleza, empatou com São Paulo, e agora está três pontos atrás do Galo e com um jogo disputado a mais que time de Belo Horizonte.

Em campo, o time que começou a temporada dominando adversários e empolgando perdeu encaixe ofensivo. Os poucos momentos de inspiração convivem com falhas na mesma medida. A equipe tem cometido erros na saída de bola, apresentado pouca movimentação na frente, e a intensidade que pautava o trabalho de Coudet já é pouco presente.

A torcida critica decisões do comandante, como a manutenção de Musto ao lado de Lindoso e a opção por manter Moledo e D'Alessandro fora do time titular. Enquanto isso, Coudet ainda ganha problemas novos a cada dia, como as baixas forçadas por casos de Covid-19.

Caso não consiga vencer ou ao menos que seu time jogue bem contra os colombianos, o treinador argentino estará contra a parede no jogo seguinte, sábado, quando irá encarar o maior de seus problemas na passagem por Porto Alegre: o Grêmio.

Internacional